Entrega de livros ao domicílio revela-se um sucesso

 Entrega de livros ao domicílio revela-se um sucesso

Devido ao decretar do Estado de Emergência, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova viu-se obrigada a encerrar portas temporariamente. Nesse sentido foi criado um serviço de entrega de livros ao domicílio que segundo a autarquia “revelou-se um sucesso e demonstrou a capacidade de adaptação de um dos serviços do Município de Proença-a-Nova à situação pandémica”.
De acordo com os dados avançados pela câmara “a quebra no número de requisições foi pouco expressiva, quando comparado com o mesmo período de 2019, em pleno funcionamento. Entre março e setembro deste ano foram requisitados 653 livros, face aos 874 registados em 2019; foram devolvidos 1139 livros, face aos 1035, do ano passado; e foram registadas 142 renovações, contra as 376 de 2019.”
A câmara justifica estes números pela “modalidade de entrega de livros ao domicílio disponível para todos os leitores em qualquer ponto do concelho. Esta foi a forma encontrada pelo Município face ao encerramento temporário da Biblioteca Municipal e dos respetivos polos – de Sobreira Formosa, Atalaias, São Pedro do Esteval e Montes da Senhora que encerraram pelo mesmo motivo – e a suspensão das rotas da Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova.”
Com este serviço os leitores tinham acesso à disponibilidade dos livros através da consulta do catálogo online, acessível na página da Biblioteca, em www.biblioteca.cm-proencanova.pt/, e depois de escolhidos (máximo de três publicações por leitor), a requisição era feita por mail ou pelo telefone e era combinada a data e hora de entrega. Além dos livros foi possível requisitar também DVD’s. Para devolver os livros ou DVD’s, o procedimento era igual: o leitor entrava em contato com a Biblioteca para agendar a recolha. Outra das novidades implementadas durante este período excecional, foi o empréstimo alargado até um mês.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal assinalou este ano 25 anos no dia 29 de abril, precisamente durante o encerramento temporário, tendo assinalado a data uma instalação artística, junto ao edifício da biblioteca, composta por seis baloiços com livros suspensos, frases e outros escritos alusivos à comemoração, entre outras manifestações nas redes sociais do Município.

Subscreva a nossa newsletter