Duas vidas, duas histórias verdadeiras

Duas vidas, duas histórias verdadeiras

Margaret Higgins Sanger

Maria Susana Mexia, Professora de Filosofia

Margaret Higgins Sanger, ( 1879 – de 1966), norte-americana,  foi uma enfermeira, sexóloga, escritora e activista pelo controle de natalidade.

Foi a responsável pela popularização do termo “birth control” (controle de natalidade) nos Estados Unidos, abrindo o primeiro centro de planeamento de natalidade no país, e outros estabelecimentos ligados à organização Planned Parenthood Federation of America.

Em 1914, Sanger foi processada pelos Estados Unidos, cujas leis do “Ato Comstock”, proibiam a circulação, ou informações, venda e produção de toda literatura com qualquer tipo de conteúdo sexual, erótico e activismo sobre controlo de natalidade, contraceptivos ou aborto.

Foi presidente da Planned Parenthood, de 1952 a 1959, que tinha sede na Índia.  Faleceu em 1966, e é considerada por muitos como a fundadora do moderno movimento pró-aborto.

A ONG, Planned Parenthood Federation of America, fundada em 1916, é responsável por metade dos abortos legais nos Estados Unidos, patrocina e oferece a nível global serviços para educação sexual e controle de natalidade a outros continentes.

As preocupações de Margaret Sanger no âmbito da saúde reprodutiva estão claramente documentadas, assim como também é manifesto o seu legado racista. Os seus críticos, muitas vezes, acusam o seu trabalho de eugenismo.

Nas últimas décadas, muito se tem feito em prol da defesa do aborto, com recurso a informações clínicas e outras. O universo estudantil, nomeadamente o universitário foi o grande alvo desta grande publicidade.

Em confrontação e denunciando esta ideologia, também foram surgindo grupos pró-vida que procuraram minimizar as eventuais consequências do aborto, quer a nível físico, quer psicológico ou social.

Nesta sequência apresento a sugestão do visionamento de um filme recente, no qual é muito claro a perspectiva oposta na vida real de outra mulher.

As vivências, os dilemas, as indecisões ou apreensões, estão muito bem definidas nesta breve película alusiva ao tema.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter