DRAPC: Avisos Agrícolas

A DRAP Centro, através da Estação de Avisos de Castelo Branco, envia sempre que se justifique avisos agrícolas que são ótimos conselheiros para os agricultores em geral e aplicadores de fitofármacos em particular.
Hoje, dia 8 de março, emitiu um comunicado no qual sugere curar para:
- A lepra do pessegueiro
- Cilindrosporiose, Crivado e Moniliose da cerejeira;
- Moniliose das amendoeiras
- Para as macieiras e pereiras, curar para o pulgão lanígero e fogo bacteriano
- Vespa das galhas do castanheiro
- Míldio dos citrinos
As sugestões de cura para cada planta são feitas segundo as indicações das estações meteorológicas instaladas no terreno e o estadio de desenvolvimento das plantas.
Muito comunicados trazem também a sugestão de cura com as substancias ativas de cada produto e com os nomes comerciais.
Na circular nº 3/2023 chama ainda atenção para as horas de frio registadas em cada estação e para o “Despacho nº 22/G/2023, de 3 de março referente ao Estabelecimento da Zona Demarcada de Castelo Novo (concelho do Fundão) para Xylella fastidiosa“.
Segundo o ICNF, a Xylella fastidiosa é
“é uma bactéria vascular gram-negativa que coloniza os vasos xilémicos das plantas, sendo transmitida através de insetos picadores/sugadores que se alimentam do xilema, designados insetos-vetor. Endémica da América mas tendo sido já detetada em Portugal continental, esta bactéria, classificada como praga de quarentena, está associada a várias doenças severas que afetam uma grande variedade de plantas.
Espécie única do género Xylella, conhecem-se 5 subespécies a nível mundial, causadoras de diferentes sintomas numa grande variedade de plantas hospedeiras:
- X. fastidiosa subsp. fastidiosa – a videira é o hospedeiro mais conhecido mas temos também o alecrim e várias espécies do género Acer;
- X. fastidiosa subsp. multiplex – com vários hospedeiros entre eles o tojo, o ulmeiro, o sobreiro e várias espécies de carvalhos e plátanos;
- X. fastidiosa subsp. pauca – a ameixeira, o cafeeiro e os citrinos são os hospedeiros mais conhecidos mas temos também o género Hibiscus;
- X. fastidiosa subsp. sandyi – o loendro é o hospedeiro mais conhecido;
- X. fastidiosa subsp. morus – a amoreira.”
Subscrição dos Avisos Agrícolas
Para se manterem atualizados sobre doenças, pragas e produtos a aplicar, os agricultores podem subscrever os Avisos Agrícolas. O valor da inscrição nos Avisos Agrícolas é 17,04 € (dezassete euros e quatro cêntimos) de acordo com nº 2 do Despacho no4186/2015 de 27 de abril.