Proença-a-Nova: Doces do Carvalhal premiados

Os doces de alperce e nectarina e as bolachas de aveia Bio, foram os produtos da “Doces Saberes” premiados na edição de 2020 do Great Taste Awards.
Produzidos na aldeia de Carvalhal, concelho de Proença-a-Nova, os doces foram premiados com duas e uma estrela respetivamente. De acordo com Rita Santa Cruz, a artesã que há dez anos se dedica à produção artesanal de doces, “esta foi a quarta participação neste concurso e a terceira em que recebeu pré- mios (o primeiro foi em 2016 para o seu doce de abóbora e o segundo em 2018 para o seu doce de frutos vermelhos).”
Para além do mercado nacional, as 12 compotas “Doces Saberes” encontram-se na Alemanha e Áustria.

“A presença em feiras da especialidade, ainda que não muito frequente, tem permitido perceber o que o público procura em termos de sabores e de tendências de consumo, informação que depois transfere para a criação das compotas.”
Rita Cruz
Para além dos tradicionais doces de abóbora, de tomate ou de figo, Rita Santa Cruz apresenta ainda sabores como “geleia picante, pera com vinho branco, nectarina e alperce e, um dos mais procurados, o doce de laranja com café.”
A maior parte das frutas que utiliza “são de produção própria ou, em anos de produção insuficiente, privilegia a compra na região.”
Uma das novidades mais recentes foi a certificação para produção em modo biológico, atribuída em dezembro de 2019. “Atualmente, esta produção ainda é reduzida, apenas para um nicho de mercado, tendo em conta que os custos são mais elevados”.
No concelho, os produtos “Doces Saberes” podem ser encontrados na loja da Aldeia do Xisto da Figueira (restaurante Ti Augusta) e no Amoras Country House Hotel