Distrito/Saúde: Cláudia André volta a questionar vazio administrativo da ULSCB

 Distrito/Saúde: Cláudia André volta a questionar vazio administrativo da ULSCB

A deputada do PSD, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, voltou recentemente a questionar a Ministra da Saúde sobre a nomeação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Em nota enviada à comunicação social a parlamentar diz “não compreender a situação de vazio administrativo deixado na Unidade de Saúde de Castelo Branco, quando o Ministério da Saúde nomeou nas mesmas circunstâncias, o conselho de administração da Unidade Local da Guarda”.

A parlamentar, natural do distrito de Castelo Branco, é a primeira subscritora de um conjunto de perguntas enviadas à Ministra Marta Temido.

Qual a razão para a Senhora Ministra da Saúde não ter nomeado, passados dez meses, o novo Presidente e todo o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco? Considera que uma equipa habitualmente de seis membros, reduzida a três elementos, tem condições físicas e psicológicas para enfrentar, durante dez meses, uma pandemia avassaladora como a do novo coronavírus? Como justifica que o conselho de administração da Unidade Local de Castelo Branco não haja sido nomeado nas mesmas circunstâncias do conselho de administração da Unidade Local da Guarda? Confirma que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa indicou, já em setembro de 2020, o nome do elemento que lhe compete nomear?

perguntam os deputados do PSD

Na mesma nota Cláudia André lamenta que “decorridos dez meses, quase um ano, o Governo ainda não cuidou de nomear um novo conselho de administração para a ULS de Castelo Branco”. Dez meses estes que “são os mesmos em que todos enfrentamos momentos deveras difíceis para com a luta contra o novo coronavírus, tornando muito difícil compreender a não decisão que em nada ajuda o árduo trabalho da equipa desta instituição”.

Recorde-se que a Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco está sem presidente nem equipa administrativa desde março de 2020, altura em que o presidente do Conselho de Administração deixou o cargo por limite de idade, imposto por lei.

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco tem a responsabilidade de dirigir o Hospital Amato Lusitano, dois Agrupamento de Centros de Saúde, 10 centros de saúde e duas unidades de saúde pública.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter