Distrito recebeu manada de bisontes para diminuir risco de incêndios

 Distrito recebeu manada de bisontes para diminuir risco de incêndios

Foto: João Cosme

A primeira manada de bisontes europeus, constituída por oito animais, foi instalada em Portugal, numa herdade em Castelo Branco, anunciou a organização responsável pela operação.

De acordo com a Rewilding Portugal, a presença dos animais vai estimular a biodiversidade e apoiar o crescimento do turismo de natureza.

A mesma fonte afirmou, em comunicado, tratar-se de uma translocação pioneira, sendo os animais provenientes de reservas da Polónia.

“Esta é a primeira translocação de bisontes europeus para Portugal de sempre”

lê-se no documento

Como grandes herbívoros, os animais “diminuirão o risco de incêndios catastróficos”, ao reduzirem a vegetação inflamável e criando corta-fogos naturais, enquanto abrem áreas florestais, o que permite “a entrada de mais luz e o crescimento de erva em vez de mato”, segundo o comunicado.

Os surtos de incêndios estão a tornar-se cada vez mais comuns nas regiões mediterrânicas, à medida que as alterações climáticas conduzem a temperaturas mais extremas.

“Este problema é agravado pelo facto de os arbustos invadirem áreas de onde o gado desapareceu em resultado do despovoamento rural”

justificam os promotores

O bisonte-europeu vai partilhar a paisagem com uma manada de tauros, que foi translocada para o Grande Vale do Côa em 2023 e que recentemente se mudou para a mesma propriedade.

“Enquanto espécie chave e emblemática do movimento de rewilding, o bisonte-europeu tem potencial para ser um herói climático e da biodiversidade. Esta é uma das razões pelas quais é tão importante o atual regresso deste herbívoro influente às paisagens europeias, juntamente com os esforços para apoiar o crescimento da população”

sustentaram os organizadores da iniciativa

Embora o bisonte-europeu não tenha sido registado naturalmente na Península Ibérica, foram registados na região restos do extinto bisonte das estepes, do qual descendem os bisontes atuais.

O bisonte das estepes extinguiu-se há cerca de 10.000 anos, após a última era glaciar, mas o bisonte-europeu – que coexistiu com o bisonte das estepes durante dezenas de milhares de anos na Europa – espalhou-se para o leste da Europa, até ao rio Volga e às montanhas do Cáucaso.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter