Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa, os respetivos serviços diocesanos, Movimentos e Comunidades da Igreja em Portugal a eles ligados, unidos na missão do reconhecimento e valorização das pessoas com deficiência celebram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

No âmbito desta celebração a 3 de dezembro de 2023 partilham esta mensagem de esperança e confiança.

MENSAGEM DO SERVIÇO NACIONAL DE PASTORAL A PESSOA COM DEFICIÊNCIA; 

“Tendo bem vivas as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, recordamos a mensagem a cada pessoa: “Deus ama-te como és!”.

Tomando esta afirmação como ponto de partida, reconhecemos que há ainda muito caminho para percorrer.

Queremos, por isso, manifestar a necessidade de cada um de nós se aceitar a si e ao outro na sua verdade, para poder, a partir do que é e não do que gostaria de ser, poder percorrer o seu caminho de felicidade, com Cristo.

Queremos todos contribuir para que sejamos uma Igreja de portas abertas, sempre pronta a escutar cada pessoa, reconhecendo a dignidade e valorizando a sua riqueza.

Por isso, inspiramo-nos nas questões a aprofundar do relatório da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: ‘Na promoção da corresponsabilidade de todos os batizados pela missão, reconhecemos as capacidades apostólicas das pessoas com deficiência. Desejamos valorizar o contributo à evangelização que vem da imensa riqueza de humanidade que transportam consigo.’

À luz destas palavras, entendemos que o acolhimento em comunidade, fruto do trabalho em rede, beneficiará a todos, todos, todos.

Não podemos deixar de recordar também, neste momento de grande sofrimento, desentendimento e guerra no mundo, as pessoas com deficiência que precisam de maior atenção e cuidado, sendo frequentemente esquecidas em situações das quais não se conseguem defender ou afastar.

Às pessoas com deficiência, razão da existência do trabalho dos Serviços Pastorais a Pessoas com deficiência e Movimentos a eles ligados, bem como às suas famílias e cuidadores queremos dizer: “Não estás só! Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é teu, deixamos um abraço de alegria e esperança e celebramos a riqueza de podermos contar com a tua presença nas nossas vidas, na igreja e na sociedade.”

O VÍDEO COM A INTENÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE DEZEMBRO, PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ORAÇÃO PELA PAZ FEITA PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E REZADA POR UMA PESSOA COM TRISSOMIA 21, A LEONOR BELO; 

“Senhor, alguns de nós não vemos, mas queremos que todos sintam a paz.

Alguns de nós não andamos ou andamos com dificuldade, mas queremos ajudar a construir a paz.

Alguns de nós não ouvimos, mas queremos com todos cantar a paz.

Alguns de nós não conseguem pensar a paz, mas queremos viver com todos em paz.

Senhor, tu que das tudo o que é bom, dá-nos pessoas de paz, dá-nos a paz”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter