Covid-19:Vila de Rei contabiliza 89 casos ativos, dois surtos e 6 mortes

A equipa de Proteção Civil de Vila de Rei fez, ao dia de hoje, 5 de fevereiro, um ponto de situação do alastrar da pandemia no Concelho, com 89 casos positivos ativos, fruto dos surtos existentes nos Lares de Idosos de São João do Peso e Fundada.
Em S. João do Peso há atualmente 25 casos positivos, todos em utentes. Há ainda a lamentar dois falecimentos de utentes desta instituição.
informa a autarquia
Os funcionários do turno que se encontrava em período de descanso “foram todos testados, com resultado negativo, e entraram já ao serviço. Os funcionários que se encontravam a trabalhar começaram já o seu período de descanso, em isolamento, e serão testados nos próximos dias.” Todos os utentes infetados “estão assintomáticos e aqueles que testaram positivo mais cedo serão novamente testados em breve.”
No Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’, na Fundada, existem atualmente 42 utentes e 15 funcionários positivos. Há atualmente uma utente internada e há também a lamentar o falecimento de quatro utentes. Todos os restantes casos mantêm-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros.
reforça a autarquia na nota enviada
Seguindo as diretrizes da Direção Geral de Saúde, os 15 funcionários que testaram positivo “irão entrar novamente ao serviço após dez dias de isolamento, com os funcionários atualmente em serviço a entrarem no período de descanso, em isolamento. Estes funcionários serão igualmente testados novamente antes de voltar a entrar em funções.”
Este surto do lar da Fundada espalhou-se ainda para a comunidade local, “com sete infeções de familiares de funcionários. Estes casos encontram-se em isolamento e os seus possíveis contactos estão também a ser rastreados e colocados em isolamento profilático para futura testagem.”
Estão a ser tomadas todas as devidas medidas para evitar a propagação do vírus na comunidade. Mas, para isso, precisamos também da ajuda de todos. Reforço o apelo: fique em casa! Só assim será possível evitar que o vírus se continue a disseminar. Mantenha todos os cuidados de etiqueta respiratória e de isolamento social. Vamos, todos juntos, unir esforços para ultrapassar esta difícil situação.
realça Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense
Na nota enviada à comunicação social, o Município de Vila de Rei vem relembrar “que disponibiliza apoio psicológico e social, nomeadamente através da entrega de medicamentos, alimentos e outros produtos básicos essenciais, a todas as pessoas que necessitem deste serviço. Para mais informações deverão contatar o número 919 636 872.”
O Município tem também em funcionamento a Linha de Apoio ao Empresário, “que presta todos os esclarecimentos essenciais aos empresários, administradores e proprietários de espaços comerciais.” Poderão contactar o Gabinete de Dinamização da Atividade Económica – 938 701 485 ou o CLDS 4G de Vila de Rei – 966 039 780.