Corgas inaugurou “Cristo Resineiro”

A aldeia das Corgas, concelho de Proença-a-Nova, inaugurou no passado domingo, 19 de Novembro, o mural “Cristo Resineiro” da autoria de João Robalo.
A cerimónia de inauguração foi iniciada por Paulo Martins, presidente da direção da Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Corgas (ADCRC) que proferiu palavras de saudações e agradecimentos a todas pessoas e entidades presentes, em especial, a João Lobo, presidente da presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a João Robalo, artistas plástico, autor da obra.
Esta obra decorre da iniciativa de Artes Solidárias na aldeia, aprovada no plano de atividades da Associação para este ano de 2023, é resultado duma parceria com a Câmara e, na ideia, imaginação e construção do seu autor, tem as marcas da religiosidade e resinagem de gerações de Corguenses, traduzidas nos elementos aplicados que muito contribuem para a sua valorização e sustentabilidade.
afirmou Paulo Martins, Presidente da Associação
Já João Robalo, autor da obra explicou o caminho que seguiu, desde a apresentação da ideia, até aos materiais incorporadas, com realce “para os cerca de 200 púcaros de resina que recolhidos nos pinhais das Corgas, por corguenses, conferem o nome e significado da fé e a resistência das gentes da resina”.
A cerimónia terminou com o descerrar da lápide de inauguração e prosseguiu com a atuação da Escola de Concertinas de Proença a Nova e o almoço Convívio, com os cerca de 150 participantes, na sua maioria Caminheiros do 199º Passeio Pedestre do Município.

1 Comentário
[…] para depois desenvolver o trabalho. Foi também o que aconteceu com a minha obra mais recente, Cristo Resineiro, inaugurada no dia 19 de novembro deste ano, nas Corgas no Concelho de Proença-aNova, onde […]