Conferência Episcopal Portuguesa

 Conferência Episcopal Portuguesa

No dia 12 de setembro, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa emitiu um comunicado sobre a reunião ordinária.

Saudações

“O Conselho começou por saudar a presença de D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, como novo membro do Conselho Permanente, e agradeceu a dedicada e competente participação de D. Manuel Clemente no Conselho, bem como em toda a atividade da CEP.

O Conselho saudou ainda a nomeação de D. Américo Aguiar como Cardeal e agradeceu o papel dinâmico que teve na coordenação da Fundação JMJ Lisboa 2023 e em toda a organização deste evento que certamente marca a Igreja e Portugal.”

JMJ

“Dos vários agradecimentos pela excelente realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, o Conselho acolheu com gratidão a carta que o Papa Francisco dirigiu ao Presidente da CEP:”

Carta da Conferência Episcopal Francesa

Grupo VITA

“Para fazer o ponto da situação sobre as atividades do Grupo VITA (Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal), de 22 de maio a 10 de setembro, estiveram no Conselho a Dr.ª Rute Agulhas e a Dr.ª Alexandra Anciães.”

Próxima Assembleia Plenária

“O Conselho começou a preparar a agenda da próxima Assembleia Plenária, que vai decorrer em Fátima de 13 a 16 de novembro, que terá como temas principais a avaliação e o seguimento da JMJ Lisboa 2023, bem como o processo sinodal em curso na Igreja.”

Nomeações para o triénio 2023-2026

“O Conselho aprovou as seguintes nomeações para o triénio 2023-2026: Padre Daniel João de Brito Nascimento (Diocese de Setúbal) como Assistente Nacional do CNE (Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português); Nuno Sobral Camelo (Arquidiocese de Évora) como Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; Padre Filipe José Miranda Diniz (Diocese de Coimbra) como Assistente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo emérito de Évora, como Assistente Eclesiástico da CNAL (Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos).

O Conselho homologou ainda a constituição da Equipa Nacional da Comunidade Cristã de Portugal (CVX-P).”

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter