Cláudia André questiona Ministro das Infraestruturas e da Habitação

 Cláudia André questiona Ministro das Infraestruturas e da Habitação

A Assembleia da República continua a discutir, na especialidade, a proposta do governo para o Orçamento do Estado de 2021. Nesse sentido, a deputada do PSD Cláudia André, eleita pelo distrito de Castelo Branco, questionou esta quarta-feira, 4 de novembro, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre a falta de carreiras públicas no distrito de Castelo Branco, a construção do IC31, a requalificação da EN238 e a conclusão do IC6.

No que diz respeito ao IC31 construção, segundo Cláudia André, “amplamente anunciada pelo governo” a parlamentar quis saber “qual a dotação no orçamento de estado para a realização da obra e qual a data para o seu início?”

Sobre a Estrada Nacional 238, estrada que a parlamentar considera “um eixo rodoviário determinante para melhorar significativamente a acessibilidade dos concelhos da Covilhã, Fundão, Oleiros e da Sertã a Lisboa” Cláudia André questionou Pedro Nuno Santos de forma a saber “se há dotação para a realização de uma obra estruturante e caso exista qual o montante previsto?” Sobre a conclusão do IC6, ligação Covilhã-Coimbra, a social-democrata quis saber se “há dotação para a conclusão da obra e se sim qual o montante previsto?”

Outro dos assuntos abordados pela parlamentar foi a falta de carreiras públicas no distrito de Castelo Branco. Após um alerta pelo “facto de muitas já não terem reaberto depois do encerramento dos tempos de confinamento” Cláudia André salientou que a não reabertura “colocou em causa a mobilidade de seniores e jovens para hospitais, universidades e outros serviços centrais do distrito”. Salientado que ” o que está previsto no PNI (Programa Nacional de Investimentos) para os transportes coletivos são 3 mil e 600 milhões de euros para Lisboa e Porto e apenas 2 mil e 200 milhões para todo o resto do país” a parlamentar quis saber como pensa o ministro “resolver o problema de isolamento do interior do país”.

Sobre as questões colocadas Pedro Nuno Santos referiu que a construção do IC31 estará concluída “até Dezembro de 2026, pelo menos esta data nós temos, se for possível antes, mas até Dezembro de 2026 ela tem mesmo que ser inaugurada”. Já o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado assumiu que não está prevista nenhuma conclusão do IC6. 

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter