Cláudia André questiona Ministro da Educação

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado de 2021, que se encontra atualmente em fase de especialidade, a deputada do PSD Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, questionou o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Segundo uma nota de imprensa, enviada à comunicação social, a parlamentar quis saber “como é que o Ministro da Educação vai garantir o acesso de todos os alunos e professores, que estão ou terão de confinar, a computadores e à rede de internet?”
Depois de ouvir Tiago Brandão Rodrigues anunciar a entrega dos primeiros 100 mil computadores até dia 15 de Novembro, Cláudia André acusou o governo de até ao momento “não ter entregue nenhum equipamento informático”. A parlamentar recordou ainda que “neste momento se os alunos, uma escola, uma turma ou um concelho precisarem de confinar, muitos deles não têm, tal como não tinham em Março, condições para ter aulas à distância.”
Ainda sobre os 100 mil computadores, Cláudia André quis saber “em que zonas do país vão distribuir? Quais são as escolas que vão receber? E qual a prioridade das escolas?”. Assumindo ainda essa distribuição a parlamentar quis saber “onde é que está o concurso público ou o ajuste direto para a aquisição desses 100 mil computadores”.
Sobre as questões colocadas o Ministro da Educação apenas referiu que durante os próximos 15 dias os computadores “chegarão prioritariamente aos alunos da ação social escolar nos territórios educativos de intervenção prioritária”.