Censos 2021: Vila de Rei é o concelho do distrito que menos população perde

Censos 2021: Vila de Rei é o concelho do distrito que menos população perde

Dos 11 concelhos do Distrito de Castelo Branco o concelho de Vila de Rei é o concelho que menos população perdeu nos últimos 10 anos. Segundo os dados preliminares dos censos 2021, divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 10 anos o concelho de Vila de Rei perdeu 5,1% da sua população.

No total o concelho que hoje conta com 3.276 residentes perdeu apenas 176 habitantes.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que os números agora conhecidos “mostram que as políticas de fixação da população tomadas pelo Município de Vila de Rei têm dado os seus frutos.”

Comparativamente com os concelhos vizinhos, quer do distrito quer da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Vila de Rei apresenta números que podemos considerar positivos e queremos continuar a lutar para que mais gente se possa fixar e viver no nosso Concelho. Contudo, os dados mostram um agravamento da perda de população nos territórios do interior do País, mostrando que é urgente unir esforços para reforçar as políticas públicas e inverter esta tendência de decréscimo populacional no interior”

reforça o autarca

Em termos de percentagem a freguesia de São João do Peso foi a que mais perdeu. No total a freguesia perdeu 72 habitantes (-35,3%). A freguesia da Fundada perdeu 87 (-13,6%). Já a freguesia de Vila de Rei foi a que menos perdeu (-0,7%)

Apesar dos dados revelaram uma diminuição do número de agregados que se fixa nos 1304 (-2,5), o concelho regista um aumento de 2,3% de alojamentos (3037) e um aumento nos edifícios de 2,5% (2916).

Os dados por freguesias podem ser analisados no figura seguinte:

Ver artigo relacionado:Censos 2021: Distrito de Castelo Branco perdeu mais de 18 mil habitantes

Fonte: INE (https://ine.pt/scripts/db_censos_2021.html)

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter