Censos 2021: Recenseamento começa a 5 de Abril

 Censos 2021: Recenseamento começa a 5 de Abril

É já no próximo mês de Abril, mais concretamente dia 5, que se inicia o XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação.

Os Censos serão realizados em articulação com as autarquias locais, conforme previsto na legislação.

No contexto epidemiológico vigente, a operação de recenseamento será feita preferencialmente pela internet, que permitirá aos cidadãos efetuarem uma resposta fácil, segura e rápida, reduzindo os contactos presenciais entre recenseadores e população.

Assim, a partir de 5 de abril serão distribuídas à população cartas do INE – Instituto Nacional de Estatística, com os códigos necessários para responder aos Censos 2021.

A população deverá responder pela Internet, a partir de 19 de abril e até 3 de maio, preferencialmente. As respostas poderão ser feitas através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. Basta aceder a censos2021.ine.pt, digitar o código e a password indicados na carta, responder às perguntas e, quando terminar, seleccionar “Entregar”.

É de salientar que todos os recenseadores ao serviço dos Censos 2021 andarão identificados. Em caso de dúvidas contacte a sua junta de freguesia ou as autoridades de segurança da sua área (GNR ou PSP).

Os Censos constituem uma importante ferramenta, utilizada em vários países, usada para avaliar as necessidades dos habitantes e, a partir daí, planificar uma série de bens e serviços necessários à população: hospitais, escolas, lares, transportes e serviços públicos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter