Atalaias recuperam o rally adegas

No dia 1 de Março, decorreu o 11° Rally das Adegas, uma tradição da aldeia de Atalaias, mas que na realidade é mais um convívio anual.
Começa com um almoço e durante a tarde, o rally adegas consiste numa atividade em equipa na qual os participantes percorrem várias adegas da aldeia, respondendo a perguntas de cultura geral que, no final, determinam a equipa vencedora.
Durante a tarde, as equipes deslocaram-se de adega em adega, sendo recebidas pelos donos, que dão a provar o seu vinho no púcaro oferecido pela associação para o evento.
A acompanhar o rally, segue uma carrinha com grelhadores e durante todo o percurso fornece pão cozido em forno a lenha na aldeia, febras e chouriças.
Após uma pausa desde 2020, a atividade regressou este ano, contando com a inclusão de almoço e jantar na associação.
No total, 12 equipes composto por 4 a 5 elementos participaram do evento.
A animação do Rally das Adegas este ano esteve a cargo da Tafultunafarmácia, que trouxe música e boa disposição ao longo de todo o percurso.

Para além de acompanharem os participantes com a sua energia contagiante, os elementos da Tuna também integraram a competição, tornando o evento ainda mais dinâmico. Agradecemos a sua presença e contributo neste verdadeiro throwback do rally.
No mesmo dia e ao mesmo tempo que decorria do rally adegas, a associação também promoveu uma atividade para os mais novos no polo da biblioteca de Atalaias, ao qual deram o nome “Arte no Prato – Workshop Fusion”.
Trouxe uma experiência especial que combinou arte e culinária, contando com as convidadas Beatriz Felício (neta de Beatriz Cardoso e Manuel Lisboa) e Carolina Correia (neta de Assunção Valério e Luís Sequeira), as duas com raízes e netas da aldeia.
Nas artes usaram a tesoura para cortar e desenhar e colaram os seus legumes, frutas, pratos, numa folha criando uma verdadeira obra de arte. Na culinária com corantes naturais, beterraba, espinafres e açafrão, fizeram panquecas e queques.
Foi uma tarde bem passada, cheia de aprendizagens e muitos sorrisos partilhados no excelente espaço do polo da biblioteca que funciona na antiga escola primária, um espaço cheio de história e boas memórias.
Neste evento tivemos também o privilégio da participação em grupo do agrupamento de escuteiros de Proença-a-Nova que levaram alcateia, composta por 10 lobitos, até à nossa aldeia, onde realizaram também o seu acampamento das férias de carnaval.

O nosso muito obrigado pela vossa visita e participação e por terem continuado para um dia cheio de alegria de cor amarela junto de nós.
O dia acabou com uma bela sopa de ossos como os nossos avós faziam e com a entrega dos prémios às equipas vencedoras.
O 1.º lugar foi conquistado pela associação os “Sobreirenses”, enquanto o 2.º lugar ficou para a equipa da Tafultunafarmácia. A associação felicitou os vencedores e agradeceu o empenho e participação de todas as equipas, destacando o espírito de união e tradição que caracterizou mais uma edição do evento.
Sendo a Atalaia/associação Atalaias uma aldeia de povo que está cá para o povo, agradecemos a todos desde a organização, aos participantes e até ao povo por receber de braços abertos esta atividade e também agradecer a quem vem de outras partes do concelho para participar no rally adegas, que é uma actividade de todos e para todos.
Até para o ano!