Alunos de arquitetura visitaram Proença
No âmbito do projeto “Landscape Together”, estiveram em Proença-a-Nova nos dias 29 e 30 de setembro, 25 alunos do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e também do POLIMI – Politecnico di Milano, oriundos de Itália através do programa ERASMUS, tendo visitado alguns pontos de interesse do concelho.
Segundo a autarquia de Proença, os alunos, acompanhados por dois professores, “foram recebidos na chegada a nos Paços do Concelho, pelo presidente da autarquia, João Lobo, que deixaram algumas notas e considerações sobre Proença-a-Nova, abordando aspectos históricos, sociais e demográficos deste concelho. Depois da recepção, já pela noite de sexta-feira, dia 29 de setembro, os elementos do grupo seguiram para os Bungalows da Aldeia Ruiva, onde ficaram instalados”.
Depois das boas boas-vindas do primeiro dia, o segundo foi dedicado à exploração e investigação de diversos pontos do concelho de Proença-a-Nova, com Sobral Fernando, Chão do Galego e Cunqueiros a serem os locais escolhidos.
“Em todos eles os jovens tiveram a oportunidade de contatar diretamente com a situação, percebendo as suas ideias e desejos, que poderão servir de mais a possíveis projetos futuros no seio destas comunidades”
refere a Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Durante o dia, os alunos de arquitetura fizeram o trilho da Menina dos Medos, visitaram e subiram a Torre de Vigia da Serra das Talhadas e passaram a tarde à descoberta pela aldeia de Cunqueiros, onde acabaram por jantar e permaneceram até à noite, antes de regressarem à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.
Durante a tarde de sábado, estes jovens juntaram-se também os alunos do curso de Artes Visuais do 10ºA, do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, do concelho de Oleiros.
“Esta turma do concelho oleirense deslocou-se até Cunqueiros para a encerramento da exposição coletiva de desenho, que esteve patente em diversos pontos da aldeia”
lê-se na nota enviada
O Landscape Together é um projeto europeu e fundado pela Creative Europe, uma viagem que visa criar um diálogo entre o património e a arte contemporânea no coração do Portugal rural. Este projeto são afiliados, além dos Municípios de Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova, Oleiros, Pedrógão Grande e Sertã.
O projeto conta ainda com a cooperação da Mag – Marques de Aguiar Experimenta Paisagen.