Aeródromo realiza exercício à Escala Total
O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova realizou na passada quarta-feira, 6 de março, um exercício à Escala Total, que testou a capacidade de resposta e exequibilidade dos procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeródromo, cumprindo o requisito solicitado pela ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional.
Segundo nota enviada pela autarquia de Proença-a-Nova, “este exercício, realizado de dois em dois anos pelo Aeródromo, permite aos intervenientes detetar falhas e aplicar correções e ajustamentos aos processos exercitados durante o processo de atuação”.
“Neste exercício estão evidenciados os procedimentos de coordenação e comunicação, bem como as responsabilidades e obrigações de cada entidade, de forma a assegurar a resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos”
lê-se na nota enviada
Fizeram parte desta atividade a Brigada de Apoio ao Aeródromo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Proença-a-Nova, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, a Agro-Montiar – Soc. Serviços Aéreos para Agricultura e Fogos, o Diretor do Aeródromo, a GNR – Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, representada pelo vereador Ricardo Pequito.
“Após a execução do exercício e posterior rescaldo, os intervenientes dirigiram-se aos Paços do Concelho do Município de Proença-a-Nova, onde se realizou a Reunião Quinzenal da Comissão Sub-Regional de Proteção Civil, que durante o corrente ano será mensalmente descentralizada para outros concelhos do distrito de Castelo Branco. Este mês, a reunião decorreu em Proença-a-Nova, sendo que Oleiros receberá a reunião já no próximo mês de abril e Penamacor em maio”, finaliza Câmara Municipal de Proença-a-Nova.