ADCPN participou em torneio mundial (c/som)
A equipa de iniciados sub-15 da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) participou recentemente no Gothia CUP 2023, o maior torneio do mundo no futebol de formação masculino e feminino, que este ano aconteceu em Gotemburgo na Suécia.
No total a comitiva proencense era composta por 17 jogadores que na fase de grupos jogaram contra duas equipas suecas e uma brasileira. Segundo Marcelo Mendes, treinador da equipa, Proença-a-Nova começou o torneio com uma vitória tendo consigo a passagem para fase de campeões sendo depois eliminada no jogo 64 avos de final.
Apesar de acreditar no potencial da equipa que estava a levar, Marcelo Mendes afirma que fica sempre “um amargo de boca por achar que podíamos ter chegado mais à frente”. O treinador afirma ainda que a equipa nunca olhou para os nomes com quem estava a jogar e teve sempre o objetivo de “procurar fazer sempre o melhor”.
Além da preparação física dos jogadores, que continuou após o final da época, o treinador explicou ainda que esta participação começou a ser trabalhada desde o início da temporada com o envolvimento dos pais. O objetivo sempre foi que os custos “fossem os menores possíveis” para que nenhum jogador “ficasse de fora desta experiência única”.
Comparando a abertura do torneio “ao nível de abertura dos jogos olímpicos”, Marcelo Mendes, treinador da equipa afirma que o feedback dos jogadores “é incrível” destacando ainda que no final de tudo “o torneio foi mais do que apenas e só futebol”.
Marcelo Mendes agradeceu ainda a toda a equipa técnica em particular ao João Proença e ao Miguel Farinha, também eles treinadores da equipa.
Esta foi a 4ª vez que Proença-a-Nova participou neste troneio que este ano juntou 35 mil atletas de 1880 equipas.