ADCPN: 22/23, uma época de conquistas

A temporada 2022/2023 foi sinónimo de sucesso para a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN).
A equipa sénior venceu a Taça de Honra José Farromba, 23 anos depois, numa final disputada no passado dia 4 de junho contra o Clube Académico do Fundão. Já nos escalões de formação, a equipa de juvenis conquistou o Campeonato Distrital.
As duas equipas subiram a palco nas Festas do Município, esta sexta-feira, dia 9, numa cerimónia de reconhecimento, organizada pela autarquia, para celebrar os feitos conquistados esta época.
Em declarações ao Jornal de Proença, o presidente do ADCPN, Carlos Proença, falou duma época “altamente positiva” para o clube e destacou ainda que, para além dos troféus conquistados pela equipa juvenil e sénior, as outras equipas da formação terminaram no pódio nos respetivos campeonatos.
Para Carlos Proença, o fruto deste sucesso está na continuidade e consolidação do projeto iniciado em 2013, pelo então presidente do clube Nuno Alves, afirmando ainda que a grande prioridade do clube é a formação, pois “sem essa base é difícil termos uma equipa no escalão sénior”.
Num futuro próximo, o presidente do ADCPN quer ter uma equipa sénior formada por jogadores da terra e alguns da região, lançando cada vez mais jogadores dos escalões de formação do clube.
“Esta temporada tivemos dois jogadores dos juvenis na equipa sénior. É sinal de que estamos a fazer um bom trabalho e queremos que assim continue”.
salientou Carlos Proença
Para o capitão da equipa sénior, Diogo André, a conquista da Taça de Honra José Farromba, foi um momento “muito bonito” e dedicou o troféu conquistado aos proencenses.
“O jogo da final acaba por ser o reflexo daquilo que são as gentes de Proença. Somos um povo muito resiliente e nós na final da Taça mostrámos isso, pois quando estávamos em desvantagem no marcador, sempre acreditámos que era possível dar a volta. Empatámos nos minutos finais da partida, levando o jogo a prolongamento e, no final, conseguimos a vitória”.
O capitão da equipa sénior, Diogo André
Diogo André afirmou ainda que esta conquista foi um dos momentos mais marcantes da sua vida – “Ganhar pelo clube da minha terra é algo que jamais esquecerei. Estou há 13 anos no clube, fiz aqui a minha formação e sempre tentei conquistar títulos ao serviço do ADCPN. Chegar a sénior, ser o capitão da equipa e conseguir este feito é muito especial para mim”.
O capitão da equipa destacou ainda o papel da formação do clube, que tem lançado grandes jogadores para o campeonato distrital. Já questionado se para a próxima época os objetivos serão ainda maiores, referiu que o mais importante é “consolidar o projeto, para não haver grandes alterações na equipa. Haver sempre um núcleo forte que se mantenha ao longo aos anos, porque isso é que vai dar estabilidade à equipa”.
Com a conquista da Taça de Honra José Farromba, a equipa sénior do ADCPN vai marcar presença, na próxima época, na Taça de Portugal.
*L.F.A.