A catequese e as famílias na Eucaristia para serem abençoadas

 A catequese e as famílias na Eucaristia para serem abençoadas

No sábado, dia 28 de outubro, na paróquia de Proença, na missa vespertina, a catequese e as famílias viveram um momento muito especial, que me parece que foi a primeira vez que aconteceu nesta paróquia. Uma eucaristia é sempre um momento especial para quem a vive, mas desta vez foi ainda mais especial. As famílias, com filhos na catequese e os catequistas foram convidados a trazerem os catecismos e os guias e participarem nesta Eucaristia para serem abençoados. A igreja matriz estava repleta. Bendito seja Deus porque fomos capazes de aceitar o Seu convite.

No Evangelho, um doutor da Lei, fez uma pergunta a Jesus, para o experimentar: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” E o que Jesus respondeu como sendo o primeiro e maior e o segundo mandamentos pode resumir-se numa única palavra, AMOR. Amar a Deus e ao próximo.

O padre Luís também nos fez uma pergunta no início da sua homilia: “o que é mais importante na vossa vida?” As crianças lá foram respondendo e foi-se ouvindo “Jesus”, “gostar de Jesus” … Mas quem nos responde hoje a esta pergunta é o próprio Jesus, dizia o celebrante, a coisa mais importante da nossa vida “É o AMOR”.

E agora eu pergunto: onde se aprende a amar? O Papa Francisco fala muitas vezes para as famílias e numa dessas vezes, no X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, dizia: “Todos vós, esposos, ao formar a vossa família, com a graça de Cristo fizestes esta corajosa opção: não usar a liberdade para proveito próprio, mas para amar as pessoas que Deus colocou junto de vós… A família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar. Nunca o esqueçais: a família é o primeiro lugar onde se aprende a amar.”

Que seja então na família que as crianças comecem a ouvir falar de Jesus, aprendam a amá-lo, a senti-lo como o Seu melhor Amigo, para depois a catequese ser um complemento, que ajuda a crescer na fé e a vivê-la na comunidade.

No final da celebração fomos convidados pelo Diácono Alfredo a participar sempre na Eucaristia, que todos os sábados é com a catequese, para assim alimentarmos e fortalecermos a nossa fé.

Catequista Margarida

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter