2021 – Ano da Imprensa Regional

2021 – Ano da Imprensa Regional
Maria Susana Mexia, Professora

A Imprensa Regional como forma de jornalismo de próximidade, tem vindo a manifestar-se como um bem a desenvolver, fomentar e enaltecer.

Os interesses, as preocupações e as ambições locais são, invariavelmente, silenciadas  pelos periódicos catalogados de grande informação, os quais, indiferentes a esta realidade  e com estatuto de órgãos de audiência nacional, secundarizam tudo quanto não vá ao encontro dos seus interesses e parecem ignorar, minimizar ou desvalorizar o papel da Imprensa Regional. Esta, por sua vez, assumiu o dever de se mobilizar, consciente de que o pais real necessita de grandes defensores dos seus interesses, reivindicando a atenção que lhe é devida, informando e formando os seus leitores duma forma coerente, frontal, sem rodeios ou hipotéticas variantes mais ou menos crediveis.

Os jornais catalogados como “ de província” envolvem toda uma dinâmica de trabalho, empenho e honestidade de informação, recusando a especulação, o “politicamente correcto”ou sedutor, para vender mais ou atrair o leitor desprevenido e desatento da realidade.

O jornal de Província não manipula a opinião do seu leitor, informa com rigor e não abdica do cumprimentos das regras da ética que presidem e regulam a deontologia do estatuto do jornalista.

Para além desta realidade, há ainda a acrescentar o valor que esta Imprensa desempenha junto de todos os portugueses que vivem fora do país, longe da sua terra, dos seus hábitos, culturas, valores e tradições. O Jornal da sua terra é o elo de ligação à Pátria, ao torrão que os viu nascer e crescer. Compreende-se assim como urge valorizar a Imprensa Regional. Ela já não é um parente pobre como muitos a tratavam, adquiriu o seu espaço próprio, valorizou-se pelos seus conteúdos com qualidade e afirmou-se pelas boas intenções que presidem à sua criação e manutenção.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter