XVII ACAREG juntou mais de 400 escuteiros na Sertã

 XVII ACAREG juntou mais de 400 escuteiros na Sertã

O centro da vila da Sertã foi o local escolhido para cerca de 450 escuteiros da Região de Portalegre-Castelo Branco acamparem de 5 a 11 de Agosto, criando a Cidade Elemento.

“Para quê ser mais um?” foi o mote para a vivência desta grande atividade regional, provocando em cada escuteiro a convicção de ser ele próprio, de explorar e descobrir a sua identidade, evitando ser “mais um”. Um mote que nos pede que vivamos um espaço onde conseguimos ser mais nós próprios, aceitando igualmente o outro e criando uma Região mais rica na diversidade.

Construímos estes 7 dias de ACAREG em torno do filme Elemental, procurando mostrar à Chispa e ao Nilo, personagens que não se misturam neste filme, que pode haver amizade na diferença, sendo cada um tal qual como é. Assim, no dia 5 de Agosto, realizámos a Cerimónia de Abertura com uma representação teatral da Chispa e do Nilo, procurando aproximá-los e torná-los amigos. Para isso, recorremos ao nosso Hino do XVII ACAREG e a uma performance artística pelo grupo Mode Studio. Contamos ainda com a presença de diversas entidades locais a quem agradecemos o forte apoio, nomeadamente do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda.

explicam os Escuteiros em nota enviada

O ACAREG foi composto por diversas atividades em secção ao longo da semana, tais como raides e hikes, jogos de vila, jogos aquáticos, interação e visitas a entidades locais, atividades de serviço e momentos de animação da Fé.

No dia 9 de Agosto voltamos a reunir-nos todos na Cidade Elemento para partilhar os melhores momentos no habitual e aconchegante Fogo de Conselho. A 10 de Agosto foi dia de celebrar, recriando um Bairro Multicultural, onde a componente internacional esteve presente dinamizada por cada Agrupamento e com o apoio de outros departamentos do CNE. A Eucaristia vivida por todos em missa campal foi presidida pelo Sr. Bispo D. Antonino Dias, que nos alegrou e fortaleceu com a sua benção.

descreve o departamento regional

Partilhamos uma refeição típica da Sertã, o arroz de maranho, e demos início ao fim do nosso Acampamento com a Festa de Campo, contando com a participação dos grupos a concurso para o Hino do XVII ACAREG e com a atuação da Banda da Paróquia. A Cerimónia de Encerramento na manhã do dia 11 de Agosto com a entrega de prémios.

Após 8 anos, os escuteiros da Região de Portalegre-Castelo Branco voltaram a reunir-se em Acampamento Regional (ACAREG), realizando assim a sua 17ª edição.

O agrupamento 157-Proença-a-Nova esteve presente com cinco dirigentes, cinco exploradoras e dois pioneiros. No Serviço de bar, na Assistência religiosa, na Equipa pedagógica da IIª secção, na patrulha e Equipa foram excelentes no seu desempenho.

Destaque para as nossas Exploradoras, a Patrulha Tigre, que conseguiram um primeiro lugar da geral, do campo da IIª.

Ainda um bem-haja ao CCVFloresta, engenheira Edite e monitores que receberam os Lobitos dia 6 e os Exploradores no dia 7 de agosto. Estes também neste dia visitaram o espaço próximo do CMA- Centro de Meios Aéreos das Moitas. Bem hajam, Força Especial de Proteção Civil, os “Canarinhos”, Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, Bombeiros (BVP-a-Nova) e Proteção Civil de Proença-a-Nova e seus operacionais por toda a disponibilidade manifestada. Ficamos “Da Melhor Vontade, Sempre Alerta, para Servir”.

Mais fotos em: https://www.facebook.com/RegiaoPortalegreCasteloBranco

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter