Vila de Rei reutilizou 8 toneladas de resíduos têxteis
Entre 2020 e 2022, foram recolhidas no concelho de Vila de Rei 12,73 toneladas de resíduos têxteis. Esta recolha acontece através dos contentores fornecidos pelo operador Ultriplo, operador de gestão de resíduos, com o qual o Município tem um protocolo que visa estabelecer uma cooperação para a instalação de contentores destinados à recolha de roupa, calçado e brinquedos usados.
Segundo dados avançados agora pela autarquia, no período em análise, do total recolhido, “8,19 toneladas dos resíduos têxteis foram reutilizadas, 3,9 toneladas foram recicladas e apenas 0,5 toneladas tiveram como destino final o aterro”.
“A sustentabilidade ambiental é um dos pilares estratégicos do nosso Município, traduzindo-se na dinamização de vários programas, na implementação de diversas medidas e no desenvolvimento de um conjunto alargado de intervenções em todo o território, contribuindo para a preservação ambiental da nossa região”.
destaca Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei
Decorrente do referido protocolo, foram colocados contentores para recolha de roupa, calçado e brinquedos que, dependendo do estado de conservação, poderão ser reutilizados, reciclados ou destruídos.
Os resíduos têxteis, nomeadamente a roupa e calçado, são um tipo de resíduo que pode ser depositado seletivamente em equipamentos adequados: os “roupões”, que se encontram distribuídos pelo concelho, nomeadamente junto da Igreja Paroquial de Vila de Rei e junto das instalações dos Meu Super.