Vila de Rei renova compromisso com a Economia Circular

 Vila de Rei renova compromisso com a Economia Circular

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vila de Rei volta a reafirmar o seu compromisso com a economia circular, com a sua adesão à terceira edição do Pacto para a Economia Circular no Centro.

O Pacto para a Economia Circular no Centro, é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar o trabalho que os agentes regionais já desenvolvem na área da economia circular, promovendo simultaneamente a partilha de conhecimento e a cooperação entre os diferentes atores do território.

A cerimónia de formalização da terceira edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, decorreu no dia 22 de janeiro, nas instalações do Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova. O pacto entra na sua terceira edição, referente ao período 2026/2027, registando o número mais elevado de sempre de entidades subscritoras. No total, são 202 entidades que assumem o compromisso de desenvolver ações no âmbito da economia circular. Em comparação, a primeira edição, em 2019/2020, contou com 86 adesões, enquanto a segunda, em 2023-2025, reuniu cerca de uma centena.

“A subscrição desta terceira edição do Pacto, traduz-se no desenvolvimento de soluções inovadoras na promoção de uma economia circular no nosso Concelho, através da implementação de estratégias de otimização de recursos, redução de desperdício e fomentando a adoção de boas práticas ambientais no âmbito da sustentabilidade.”

destaca Miguel Silva, Vereador da Câmara Municipal de Vila de Rei

Ao subscrever a terceira edição do Pacto, o Município de Vila de Rei reafirma o compromisso assumido desde a primeira hora, tendo marcado presença em todas as edições anteriores.

“Esta adesão permite-nos continuar a desenhar soluções inovadoras que transformam os princípios da economia circular em benefícios reais para o Concelho. O nosso foco mantém-se claro: otimizar o uso de recursos, combater o desperdício e integrar as melhores práticas de sustentabilidade no dia a dia da nossa comunidade.”

sublinha ainda o vereador Miguel Silva

O Pacto congrega um vasto e diversificado conjunto de atores, incluindo empresas, associações empresariais, instituições de ensino superior, comunidades intermunicipais, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e associações de desenvolvimento local. Cada entidade signatária compromete-se a implementar, durante o período de vigência do Pacto, pelo menos uma ação concreta de economia circular, enquadrada numa das Comunidades de Prática definidas, que abrangem áreas como a investigação científica e tecnológica, a digitalização, as compras públicas circulares, o consumo responsável, a educação e capacitação, a produção sustentável e a economia urbana circular.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter