Vila de Rei e FÔLEGO dinamizam Dia da Árvore

O projeto FÔLEGO e o Município de Vila de Rei vão dinamizar o próximo Dia da Árvore, 21 de março. Às 14h30, juntam-se numa ação simbólica de plantação de árvores no Jardim da Nossa Senhora da Guia.
O projeto Fôlego cai oferecer parte das árvores de grande porte a plantar na sequência do evento Planta Party, decorrido no verão de 2022 na Praia Fluvial do Bostelim. A ação tem como objetivo recuperar um dos espaços verdes mais frequentados do concelho, após o abate forçado, por motivos de segurança fitossanitária, de árvores naquele jardim.
O FÔLEGO, os seus parceiros e o município de Vila de Rei convidam a comunidade a estar presente nesta tarde, na ação simbólica que visa recuperar o espaço, mas também afirmar a importância da reflorestação e da preservação do verde e património natural no combate às alterações climáticas.
No mês de março, o FÔLEGO mobiliza três grandes ações de plantação e reflorestação em três concelhos do seu âmbito geográfico:
- 21 de março em Vila de Rei: plantação de árvores de grande porte no Jardim da Nossa Senhora da Guia;
- 25 de março em Oleiros: plantação comunitária de 300 árvores autóctones, inserida no Trilho dos Apalaches. Inscrições: 272681062 / Piscinas Municipais de Oleiros;
- 26 de março em Proença-a-Nova: plantação comunitária de 560 árvores autóctones numa área ardida do Parque Empresarial de Proença-a-Nova. Inscrições aqui.
O FÔLEGO – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal. Atuará no território entre 2021 e o verão de 2023. O FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.