Vila de Rei: Cuidadores Informais receberam sessão de esclarecimento

 Vila de Rei: Cuidadores Informais receberam sessão de esclarecimento

A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei, com o apoio do Município, organizou, na tarde do dia 17 de novembro na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, uma Sessão de Esclarecimento para Cuidadores Informais.

Segundo a autarquia, a iniciativa “contou com a participação de 26 pessoas, sendo dinamizada por Palmira Martins, Presidente da Associação Unidade de Apoio ao Cuidador Informal de Castelo Branco, e por Marisa Ventura, Terapeuta Ocupacional a exercer funções no Lar Nossa Senhora da Graça, em Milreu”.

A sessão abordou temas como o Estatuto do Cuidador Informal, diligências que se devem realizar, serviços que devem e podem solicitar/contratar para acolher um dependente salvaguardando o bem-estar do cuidador, cuidados a ter na alimentação, na higiene, nas transferências e posicionamentos e na deambulação. Foram igualmente dadas algumas dicas de como tornar a casa mais segura para evitar quedas, de como agir em situação de queda e de como estimular a pessoa dependente no exercício das suas atividades diárias.

salienta a autarquia em nota enviada

Ainda na nota enviada a autarquia afirma também que a sessão, “que teve o objetivo de facultar, aos cuidadores informais, ferramentas que os auxiliem no seu dia-a-dia enquanto prestadores de cuidados e enquanto pessoas que também têm de ser cuidadas”. Cuidados estes que para a Câmara são “fundamentais “para possibilitar o envelhecimento na comunidade, promovendo a permanência dos seniores e/ou pessoas em situação de dependência no seu meio natural de vida, com qualidade e conforto, retardando ou evitando a sua institucionalização”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter