Vila de Rei: Autarquia assinou protocolo para constituição da terceira AIGP

Vila de Rei: Autarquia assinou protocolo para constituição da terceira AIGP

Foram assinados na passada quarta-feira, 22 de dezembro, mais 23 protocolos de constituição de novas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), com Vila de Rei a garantir a terceira no Concelho, naquele que pretende ser um instrumento de intervenção integrada e estruturada em territórios de floresta com vulnerabilidades específicas, decorrentes da conflitualidade entre a perigosidade e a ocupação e uso do solo.

“Definir um método de governança para podermos, ao falar com os proprietários, motivá-los, mostrando dados concretos em como se vai concretizar no terreno, como é que cada um investe e tem retorno. Ainda há muito caminho pela frente mas este é o caminho. Não podíamos realizar as mesmas ações e querer resultados diferentes”

sublinhou Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia Vilarregense

As AIGP visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.

As AIGP decorrem de uma das medidas programáticas do Programa de Transformação da Paisagem e são unidades territoriais com uma dimensão pequena, mas adequada para uma gestão florestal ativa, envolvendo os proprietários, associações e municípios.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter