Vila de Rei aprova orçamento para 2024

 Vila de Rei aprova orçamento para 2024

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, por maioria, na reunião ordinária realizada a 8 de novembro, o Orçamento do Município para o ano de 2024, cifrado em 13.168.600€, o que se traduz num aumento de € 2.854.700,00 em comparação com o orçamento do ano anterior, bem como num aumento de 62% de despesa de capital.

Estes aumentos são fruto das empreitadas comparticipadas de valor avultado que estão a decorrer em 2023 e vão transitar para o ano de 2024, como por exemplo a Creche Municipal e a construção de habitação para Alojamento Urgente e Temporário.

explica a autarquia em nota enviada

O orçamento para 2024, que contém o aumento de 62% de despesa de capital, engloba a construção da Creche Municipal, a reabilitação da EBS de Vila de Rei, a construção de seis fogos de habitação urgente e temporário, a construção de 35 fogos a custos acessíveis em Vila de Rei, a construção de dois fogos no programa do 1º Direito em São João do Peso, a repavimentação das estradas entre Portela dos Colos e a Praia Fluvial do Pego das Cancelas e entre Lagoa Fundeira e Vilar do Ruivo, com ligação ao Monte Novo.

É ainda de destacar a criação de novos passadiços na zona das cascatas dos Poios, o apoio à criação de três AIGPs – Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (estando já terminado a discussão pública da Operação Integrada da Gestão da Paisagem I) e a candidatura para prevenção e controle de espécies exóticas invasoras lenhosas, num território de cerca de 26 hectares.

A isto junta-se ainda a manutenção de todos os apoios que têm sido atribuídos à população e ao tecido económico Vilarregense, em importantes medidas que pretendem garantir e manter a qualidade de vida dos habitantes do Concelho.

“Este é um orçamento arrojado e bastante realista, que visa procurar resolver as necessidades dos Vilarregenses e que, simultaneamente, consigna as grandes opções para 2024, projetando já os próximos anos e o que decorre da nossa ação política no futuro.O Concelho tem um rumo e uma estratégia para o futuro e, tal como sucedeu no processo de orçamentação do atual exercício, o rigor presidiu à elaboração deste documento, de modo a solidificar a capacidade financeira do Município.

destaca Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei

Segundo o autarca, este orçamento procura ainda “aproveitar todas as nossas potencialidades endógenas, de modo a criar condições para captar mais investimentos para o Concelho e fomentar mais atividade turística. Mais uma vez, colocamos sempre em primeiro lugar a resolução das necessidades de todas as pessoas e do nosso tecido económico. Desta forma, estes apoios e investimentos darão um desenvolvimento sustentável para o Concelho, de forma equilibrada e capaz para termos mais condições para atrair novos habitantes e captar novos investimentos.”

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter