Vila de Rei: AM rejeita a referenciação de utentes para Castelo Branco

No passado dia 11 de abril, a Assembleia Municipal de Vila de Rei, aprovou, por unanimidade, uma proposta de moção relativa a “Referenciação de utentes para Castelo Branco”, realizado por parte do Partido Social Democrata.
Em causa, está o facto da Rede de Referenciação Hospitalar em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo, não abranger o concelho de Vila de Rei.
Segundo nota enviada pela autarquia de Vila de Rei, perante esta situação, “o município realizou uma exposição, no sentido que essa integração seja efetiva, de modo a que os Vilarregenses tenham acesso a estes cuidados de saúde, no Centro Hospitalar do Médio Tejo, sem qualquer resultado até ao momento”.
É reivindicado, na presente moção, a urgência na resolução de todos os procedimentos necessários, de forma a que os Vilarregenses não sejam obrigados a percorrer 90 km para Castelo Branco, quando podem percorrer 25km, no acesso aos cuidados de saúde mencionados.
lê-se ainda na nota enviada
Os membros da Assembleia Municipal, do Partido Socialista, aprovaram a moção, no entanto, “não estão de acordo com a referência às portagens da A23, por considerarem que os assuntos não estão relacionados”.
A presente moção depois de aprovada, deverá ser encaminhada para os corpos diretivos do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, ARS Centro, ARS LVT, Secretaria de Estado da saúde, Ministério da Saúde, Comissão da Saúde da Assembleia da República e Grupos Parlamentares da Assembleia da República.
Pode ler a proposta de moção, na íntegra, aqui:
