Vila de Rei: água da torneira repete qualidade de excelência

 Vila de Rei: água da torneira repete qualidade de excelência

Segundo o Relatório Anual do Controlo da Qualidade da Água publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o Município de Vila de Rei regista um valor de conformidade de 99,50% em 2020.

O Município de Vila de Rei, na qualidade de entidade gestora dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano, tem por obrigação legal, e no âmbito da implementação do Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a realização de um conjunto diversificado de análises laboratoriais.

Durante o ano de 2020, foram analisados quase três centenas de parâmetros à qualidade da água sobre amostras de água colhidas em diferentes pontos da rede de distribuição, tendo-se obtido como resultado a conformidade legal em todos os parâmetros.

A qualidade da água para consumo humano em Vila de Rei tem vindo a registar, ano após ano, melhorias constantes e sustentadas, alcançando, em 2020, o valor de 99,50% de água segura na torneira do consumidor, o que, num quadro regulatório cada vez mais exigente, representa uma efetiva melhoria da qualidade da água nos últimos anos.

Em Portugal continental, importa registar a evolução significativa nos níveis da qualidade da água fornecida na torneira dos consumidores, podendo garantir-se hoje que 99 % da água é controlada e de boa qualidade (água segura), quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50 %.

O Presidente da Autarquia Vilarregense realça que

“2020 foi um ano atípico dada a situação pandémica de COVID-19, sendo fundamental realçar a cooperação inexcedível entre a entidade reguladora ERSAR, a autoridade de saúde, o laboratório e demais intervenientes no processo de controlo da qualidade da água, no entanto ainda falta muito trabalho e muito caminho a percorrer no combate às perdas de água, ruturas e na promoção de mais eficiência do sistema de abastecimento.”

Ricardo Aires

O Relatório Anual do Controlo da Qualidade da Água Referente aos dados de 2020, encontra-se disponível aqui.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter