Vídeo que valoriza madeira de pinho gravado em Proença (c/vídeo)
O Centro PINUS dedica um novo vídeo à valorização da madeira de pinho, proveniente de desbastes realizados pela Carmo Wood. O vídeo demonstra como pode o proprietário ou gestor florestal obter receitas e melhorar a produtividade do seu pinhal-bravo.
Os desbastes são recomendados na gestão de um pinhal, beneficiando as condições de crescimento do povoamento e melhorando o rendimento dos proprietários. Adicionalmente, este tipo de intervenção pode reduzir o risco de incêndio.
Filmado em Proença-a-Nova, concelho da região Centro onde predomina o minifúndio, este PINUS TV acompanha o trabalho das equipas florestais da Carmo Wood na seleção criteriosa do material lenhoso a cortar, numa área de regeneração natural de pinheiro-bravo densa e ainda sem gestão florestal.
explica o Centro PINUS em nota enviada
Na mesma nota é possível ainda ler que esta operação “é um exemplo de um projeto da Carmo Wood que visa apoiar a produção florestal. Esta empresa associada do Centro PINUS criou equipas próprias de exploração florestal que vieram contribuir para dar resposta à falta de mão de obra especializada”.
Entre outras formas de aproveitamento, a madeira de pinho resultante de operações como a que vemos neste vídeo é transformada em postes e varas com aplicações na agricultura ou em estruturas de telecomunicações.
lê-se ainda
Dependendo da situação, o proprietário beneficia da valorização do pinhal ou também, adicionalmente, de alguma receita. Neste processo, o proprietário recebe também um valioso apoio técnico que permite melhorar a produtividade do seu povoamento.