Uma nova utopia?

 Uma nova utopia?

SALPICOS FILOSÓFICOS

Oráculo de Yuval Noah Harari, proclamado nas videoconferências globais!

O investigador e historiador futurologista Harari, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, anuncia o aparecimento de um novo homem, o Homo Deus, que terá poderes divinos de criação e recriação, graças ao desenvolvimento da engenharia genética, da medicina regenerativa e da nanotecnologia. Para os magnatas de Silicon Valley, esta façanha epopeica poderá vir a vencer a morte, e uma pessoa saudável com uma conta bancária igualmente de boa saúde, terá muitas probabilidades de conquistar a imortalidade, ludibriando a morte.

Nos seus mais recentes livros, vindos a lume nos Estados Unidos, o autor foi promovido a conferencista da Ted Global, com o patrocínio de Barack Obama, Bill Gates, Mark Zuckerberg e de quase todos poderosos líderes e gurus deste mundo.

Sereis como deuses, anuncia o profeta Yuval Noah Harari, porém esta promessa só atingirá os mais prósperos. Face a uma discrepância ou eventuais desequilíbrios irreversíveis avança com a sugestão duma espécie de governo global, propiciando uma vida de prazer e lazer, sem pobreza, sem doenças, sem dor, sem guerras e sem Deus – um novo jardim das delícias.

Esta globalização anónima, a desintegração individual e social mediante uma submissão semiconsciente, manipulada pela mão invisível dos mercados, das maravilhas da técnica, sendo alheia a todo o sentido ético é o sonho demoníaco de alguns iluminados, ou uma tentativa de estratégia semifilosófica de sedução, em jeito de serpente.

(Texto inspirado em BÁRBAROS E ILUMINADOS, de Jaime Nogueira Pinto – publicações D. Quixote)

*Agostinho dos Santos Politólogo e Filósofo

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter