ULSCB: Visitas no Hospital só com certificado de vacinação e teste negativo

ULSCB: Visitas no Hospital só com certificado de vacinação e teste negativo

Os visitantes e acompanhantes de doentes, no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo
Branco, têm que apresentar o certificado digital de vacinação da União Europeia e um teste
negativo à covid-19. A informação é avançada pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco em nota enviada à comunicação social.

Importa referir que os testes adquiridos em farmácias e supermercados, executados pelo próprio, não são válidos para a entrada nas unidades hospitalares.

esclarece o Hospital Amato Lusitano

São dois os tipos de testes válidos para a entrada na unidade hospitalar. Testes moleculares de amplificação de ácidos nucleicos (PCR), que poderão ser realizados em laboratórios, e terão que ter prescrição médica. Estes últimos são válidos por 72 horas e não são gratuitos. Os segundos tipos de testes, os denominados TRAg (testes rápidos de antigénio), podem ser realizados em farmácias ou laboratórios, sem necessidade de prescrição médica, e são válidos por 48 horas. Estes são gratuitos nas primeiras quatro vezes que cada cidadão os fizer, em cada mês, durante o Estado de Calamidade. Sempre que um cidadão tiver necessidade de efetuar mais do que quatro testes, no mesmo mês, terá que os pagar.

Para os visitantes a doentes, os testes podem ainda ser feitos no drive do laboratório do HAL, localizado nos contentores junto à urgência, às 11h30 de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados às 09h00 da manhã.

informa ainda a ULSCB na nota enviada

Em qualquer um dos casos, se o visitante optar por fazer o teste no HAL, o agendamento será sempre feito pelo serviço de enfermagem, no dia da marcação da visita.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter