Sertã: Vinho do concelho premiado
O vinho “Alto dos Cucos”, de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, arrecadou mais três prémios para os seus vinhos: dois internacionais e um nacional.
Duas medalhas de ouro na 12ª edição do “Asia Wine Trophy” (AWT), que se realizou de 27 a 30 de outubro em Daejon, cidade na Coreia do Sul. Aqui, foram distinguidos os vinhos “Alto dos Cucos 2022” na categoria de Brancos e “Alto dos Cucos Reserva 2021”, na categoria de Tintos. Já em Portugal, o vinho “Alto dos Cucos – Terras da Beira Reserva 2022” foi distinguido com o Prémio Escolha da Imprensa 2024, na categoria de Tintos.
O “Alto dos Cucos” é originário de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, e é produzido no seio de uma família que tem este produto como tradição há quase oito décadas. Maria de Fátima Cardoso, a produtora do vinho “Alto dos Cucos” não esconde o orgulho que sente na obtenção de mais um prémio para o seu produto.
“É uma distinção de qualidade, indicativa de que o que fazemos, que a tradição que mantemos, tem qualidade e deve ser continuada. A qualidade e originalidade dos vinhos “Alto dos Cucos” resultam, além de uma seleção cuidada das castas, do terroir e do microclima característicos de Cernache do Bonjardim, que oferecem as condições ideais para a produção de vinho”.
salienta Maria de Fátima Cardoso
Em nota enviada, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, destacou a importância destes prémios para a “consolidação da qualidade destes produtos endógenos sertaginenses”. O autarca sublinha a importância de mais estas conquistas, assim como o reconhecimento internacional, que colocam o Alto dos Cucos num patamar plenamente equilibrado e equiparado a “outros vinhos de reconhecida qualidade e prestígio.”
Recorde-se que, em junho deste ano, a produção “Alto dos Cucos” venceu duas medalhas na 12.ª edição do concurso “Portugal Wine Trophy: Beira Interior Edition” – Medalha de ouro para o tinto colheita de 2021 – Baga, e Medalha de Prata tinto Alto dos Cucos Reserva (colheita de 2021 – Aragonez e Caladoc).