Sertã sensibiliza para o uso eficiente da Água

 Sertã sensibiliza para o uso eficiente da Água

Amanhã, 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e, como é habitual, o Município da Sertã promove uma campanha de sensibilização para o uso eficiente da água, recurso natural precioso que, ao longo dos anos, tem vindo a escassear.

Intitulada “Poupe agora, para ter depois!”, a campanha chama a atenção para diversas dicas que poderão ser colocadas em práticas para contribuir para um uso eficiente e racional da água. 

A referida campanha contempla a distribuição nos edifícios municipais, escolas e juntas de freguesia, de marcadores de livros com dicas para a poupança de água.

informa a autarquia em nota enviada

Na sequência desta campanha e à semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã associou-se ao movimento “H2OFF” e convida a população a fechar a torneira no dia 22 de março, às 22 horas, durante 60 minutos, suspendendo regas, fontes decorativas e utilização de torneiras.

Estas campanhas vêm juntar-se a outras iniciativas da autarquia no sentido de preservar a água. Neste âmbito, a Câmara Municipal da Sertã tem vindo a apostar no aumento da eficiência da distribuição de águas para consumo humano no concelho. Têm vindo a ser implementadas medidas que visam a redução de perdas de água, concretamente na monitorização das infraestruturas de reservatórios de água, através de equipamentos de medição, otimização da monitorização e controlo das perdas de água na rede de abastecimento. No que diz respeito a regas, a autarquia tem vindo a instalar equipamentos/tecnologias que, por um lado, optimizam a rega em períodos de menor evaporação e, por outro, optimizam a eficiência e sustentabilidade das zonas verdes.

lê-se ainda na nota enviada

Em 2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança o desafio da reflexão sobre a importância da água na promoção da Paz. A água é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida e a sua gestão sustentável é o garante da dignidade humana, prevenindo conflitos armados e promovendo a Paz. Recorde-se a ONU instituiu o Dia Mundial da Água em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos e chamar a atenção para a importância da água doce, defendendo também uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável, de forma a proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida das populações.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter