Sertã sensibiliza alunos para importância da floresta

A Câmara Municipal da Sertã, através do Gabinete Florestal, promoveu ao longo das últimas semanas, várias ações de sensibilização em diversos estabelecimentos escolares do concelho, com o objetivo de mostrar a importância da Floresta, da sua preservação e da salvaguarda da paisagem natural. Segundo a autarquia, a iniciativa enquadrou-se nas comemorações do Dia Internacional das Florestas e doDia Mundial da Árvore, celebrados a 21 de março, e ainda o Dia da Desertificação e da Seca, celebrado a 17 de junho.
Com ações adaptadas a cada ciclo, do pré-escolar ao ensino secundário, as crianças e jovens aprenderam mais sobre a floresta do concelho, as suas espécies autóctones, assim como boas práticas florestais. “A Floresta é parte integrante da paisagem e identidade do concelho, ocupando cerca de 78% do solo do Município” contextualizou Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Floresta, Proteção Civil e Biodiversidade. Por isso, explica, “é muito importante partilhar com as gerações mais novas a importância dos ecossistemas florestais, o valor da Floresta, assim como as práticas e ações para a sua autoproteção, especialmente nesta altura do ano em que a prevenção assume ainda maior relevância”, concluiu.
Estas ações de sensibilização contaram com a presença de Cristina Nunes e técnicos do Gabinete Florestal em colaboração com o SerQ – Centro de Inovação e Competências da floresta.
