Sertã: Relógio da Câmara volta a dar horas, após restauro (c/vídeo)

Sertã: Relógio da Câmara volta a dar horas, após restauro (c/vídeo)

O relógio monumental existente na fachada dos Paços do Concelho da Sertã está novamente a funcionar, após uma profunda operação de restauro levada a cabo pela empresa Cousinha – Electromecânica e Informática, Lda, com sede em Almada.

A operação, encomendada pelo Município da Sertã, consistiu no restauro do maquinismo deste relógio mecânico, que ‘bate’ horas e quartos de horas em dois sinos, movimentando ponteiros num mostrador exterior.

“A conclusão desta intervenção é uma grande notícia, pois estamos a falar de uma peça de grande valor artístico, como histórico, que confere ao edificado toda uma imponência, que é de sublinhar”

afirma Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã

O edifício dos Paços do Concelho da Sertã, projetado pelo conceituado arquiteto Cassiano Branco, “tem no seu relógio um dos elementos de maior monumentalidade”, notou Carlos Miranda, que destacou ainda “o excelente trabalho de restauro executado pela empresa Cousinha”.

Este relógio foi instalado originalmente nos Paços do Concelho da Sertã em 1947, tendo sido inaugurado no dia 15 de agosto desse ano. Foi concebido pelo relojoeiro Manuel Francisco Cousinha, avô dos atuais donos da empresa que efetuou o restauro do relógio.

Refira-se que, a partir de agora, será um funcionário do Município da Sertã que dará corda ao relógio, sensivelmente, a cada quatro dias. Até há alguns anos atrás esta tarefa estava entregue a Manuel Castanheira Leitão, hoje com 105 anos de idade.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter