Sertã: Plano local de Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens apresentado

 Sertã: Plano local de Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens apresentado

“Sertã a Olhar a Infância e a Juventude” foi o mote escolhido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Sertã para o seu Plano Local da Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens, apresentado no passado dia 2 de março.

A sessão, realizada na Casa da Cultura, foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda. Para o autarca “as crianças e os jovens são o foco das nossas preocupações aqui no concelho da Sertã. É importante pensar e agir no presente para que as crianças possam viver a sua infância em plenitude e no futuro serem adultos de corpo e mente”.

O Plano Local da Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens da Sertã não é um ponto de chegada para o concelho, mas um ponto de partida, permitindo que as crianças e jovens sertaginenses se sintam respeitados, integrados e protegidos em ambiente escolar, na sociedade ou no seu seio familiar.

salientou o autarca

Por seu lado, Ilda Bicacro, presidente da CPCJ da Sertã, classificou este dia como de “festa”, regozijando-se com “o percurso realizado na construção do Plano Local”, o qual ilustra “a matriz cultural deste território”.

“Através deste plano, nos comprometemos com a promoção e proteção dos direitos das crianças e dos jovens, ao apresentar as linhas de atuação para um plano local gizado e abraçado por crianças, jovens, famílias, entidades e autarquias, bem como todos os que são chamados a participar nesta grande missão de apoiar o desenvolvimento das nossas crianças e jovens num ambiente de Parentalidade Positiva”

afirmou a responsável pela CPCJ da Sertã

Também presente nesta sessão de apresentação esteve Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional da Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e destacou que “não há investimento mais estratégico que não na infância”. Disse ainda que a “infância não se repete, passa num instante e aquilo que fizermos ou não pelas nossas crianças e jovens será decisivo para o futuro que vamos ter na nossa comunidade”.

Esta sessão contou ainda com um momento artístico e musical, subordinado ao tema «Os Direitos das Crianças», protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), Instituto Vaz Serra (IVS) e Escola Tecnológica e Profissional da Sertã (ETPS), e também com uma demonstração levada a cabo pelo Grupo de Aeróbica do AES.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter