Sertã: Município homenageou colaboradoras das IPSS

 Sertã: Município homenageou colaboradoras das IPSS

O Salão da Assembleia Municipal no Edifício dos Paços do Concelho na Sertã acolheu a cerimónia do Dia Internacional da Mulher no passado dia 8 de março. O Município da Sertã homenageou as Colaboradoras das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, pelo papel fundamental que desempenham na sociedade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade.

“É uma alegria e uma satisfação receber aqui tantas mulheres que têm um papel imprescindível na sociedade, pelo seu trabalho e pelo seu exemplo, e poder reconhecer publicamente esse trabalho”

referiu Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

Por outro lado, o autarca, referiu que “não deveria ser necessário estarmos a criar um dia especial para destacar o papel das mulheres na sociedade.” A necessidade de assinalar o Dia da Mulher existe “porque há problemas na implementação da igualdade de género, e na conquista, por parte das Mulheres, de direitos que deviam ser óbvios e naturais”.

“O impacto que a pandemia teve e continua a ter nos direitos das Mulheres, retardando o fim dessa discriminação. (…) Foram ainda expostas a riscos acrescidos por representarem a esmagadora maioria dos cuidadores formais e informais, como é o caso das Mulheres que estamos aqui hoje a homenagear.”

descreveu ainda o autarca

O autarca relembrou ainda a violência doméstica, “chaga que marca profundamente o nosso país, também tem crescido com a pandemia. (…) Há muito por fazer para que, um dia, não seja mais necessário celebrar este Dia Internacional da Mulher.”

A finalizar o discurso, Carlos Alberto de Miranda leu o poema “Mulher” de José Carlos Ary dos Santos, que acompanhava as rosas oferecidas.

A cerimónia encerrou com a entrega de lembranças às representantes das cerca de 400 Colaboradoras das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter