Sertã: João Carlos Nunes vai representar Portugal

O jovem sertaginense João Carlos Nunes, de 23 anos, vai representar Portugal, no próximo mês de Março, no Fórum da Juventude. O evento a realizar em Viena, mas que devido à situação pandémica será online, é organizado pela United Nations Office on Drugs and Crime Youth Initiative e tem como objetivo debater estratégias de prevenção do consumo de drogas e promoção da saúde.
Em declarações ao Jornal de Proença, João Carlos Nunes assume o entusiasmo em representar o seu país ao mesmo tempo que explica que o processo de seleção “foi bastante longo”.
Assumo que, especialmente após a entrevista, não tinha grandes esperanças de ser selecionado porque era percetível que o grau de exigência era bastante elevado e que havia muitas candidaturas a ser consideradas. Felizmente acabei por receber o email a confirmar que era um dos selecionados e estou muito entusiasmado”
explica João Carlos Nunes
O processo de selecção começou com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens a pedir às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para indicarem jovens para participar neste evento. Neste contexto João Carlos Nunes foi um dos jovens indicados pela CPCJ da Sertã.
“As minhas intervenções serão no sentido de uma maior aposta na educação. Os métodos e estratégias usados para apresentar este tema nas escolas são muito arcaicas, é necessário modernizar, promover o debate e desmistificar. Não basta realizar palestras onde os jovens apenas recebem a informação e depois não haver espaço para debater ideias e questionar quais os efeitos do consumo de drogas. Além disso, é preciso envolver toda a comunidade e sociedade civil neste processo e neste debate. Um exemplo muito claro disso, é o atual debate sobre legalização do consumo de drogas leves”
refere o jovem da Sertã ao Jornal de Proença
Apesar de sentir o peso da responsabilidade, João Carlos Nunes afirma que acima de tudo quer “fazer um bom trabalho, apresentar boas ideias, contribuir positivamente para o debate que vai ser feito e não defraudar as expetativas de quem me selecionou”.
O Fórum da Juventude começou em 2012 e este ano realiza-se a sua 11ª edição. A última edição, realizada em 2021, contou com a participação de mais 60 participantes de cerca de 40 países.
