Sertã: Iniciativas de Natal descentralizam a cultura

Sertã: Iniciativas de Natal descentralizam a cultura

Concerto de Filipe De Moura na Igreja Matriz da Várzea dos Cavaleiros

O início do mês de dezembro marcou o arranque da programação “Sertã Espírito de Natal” promovida pelo Município da Sertã para assinalar a quadra natalícia. O vasto programa contempla diversas iniciativas para todas as idades e percorre diversos locais do concelho, descentralizando a cultura.

O objetivo é dar um sinal à população, mostrar que todos contam (…) independentemente da distância a que se encontram da sede de concelho. Levar esta dinâmica social e cultural às aldeias, talvez possamos contrariar a desertificação e, por outro lado, incentivar as pessoas a ir ao encontro do seu território

referiu Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

Na nota enviada à comunicação social, o autarca congratulou-se no concerto da Freguesia da Várzea dos Cavaleiros por ver naquela plateia público de outras freguesias, para além da freguesia anfitriã.

“Somos um só concelho, somos uma só comunidade”, sublinhou, acrescentando que “se conhecermos melhor o nosso concelho, certamente que iremos ter uma comunidade mais tolerante e mais próspera”

salientou o autarca

Recordar que a Igreja Matriz da Várzea dos Cavaleiros recebeu no passado dia 12 o concerto do tenor Filipe De Moura acompanhado ao piano por Inês Oliveira e ao violino por Diane Rocha. A 8 de dezembro, a Igreja do Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim foi palco do Concerto de Natal do Grupo Coral de Proença-a-Nova e da Orquestra Típica de Alcains. Os concertos integram-se no programa Sertã Espírito de Natal que abrange diversas atividades desde concursos, teatro, ateliês, atividades literárias, e animação musical nas ruas em diversos pontos do concelho.

No que diz respeito a atividades literárias, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, recebeu, a 3 de dezembro, o encontro com a escritora Elsa Ribeiro Gonçalves, que veio apresentar o seu mais recente título: “Novas Singularidades de uma Mulher de 40”. A 11 de dezembro, também na Biblioteca Municipal decorreu o Ateliê Criativo “Ervilhinho: somos do tamanho dos nossos sonhos” direccionado para os mais pequenos, seguindo-se a “Hora do Conto, Hora do Canto” com narração de contos, dinamização musical e artes visuais, numa atividade dinamizada por Miguel Calhaz.

Do leque de atividades já realizadas refira-se também a inauguração de iluminações de Natal na Sertã (3 de dezembro), Cernache do Bonjardim (8 de dezembro) e Pedrógão pequeno (10 de dezembro), momentos que contaram com a animação musical pelas ruas com a Marchinha do Botequim, Babosa Brass Band e Sons do Mondego, respectivamente.

Até ao final de dezembro decorrem os concursos “Natal no Comércio Tradicional” e “A Melhor Montra de Natal”. Por sua vez, “Presépio de Natal” é a exposição patente na Casa da Cultura da Sertã, composta pelos presépios elaborados pelas associações do concelho no âmbito do concurso com o mesmo nome.

A programação “Sertã Espírito de Natal” prossegue com diversas atividades, encerrando a 22 de janeiro, às 21h30m, com o concerto “FUS and Friends” da Filarmónica União Sertaginense na Casa da Cultura da Sertã.

A programação completa está disponível no site do Município da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter