Sertã: “Férias Ativas” registaram recorde de inscrições

A iniciativa “Férias Ativas” contabilizou no ano letivo anterior, mais de 1600 inscrições, um número que, segundo a autarquia da Sertã, constitui um “recorde”.
Promovida pela Câmara Municipal da Sertã, esta iniciativa está integrada nas “Atividades de Apoio à Família nas interrupções letivas”, e tem como principal objetivo apoiar os pais na educação dos seus filhos durante o período de férias, desde o pré-escolar até ao ensino básico, integrando assim crianças dos 3 aos 14 anos.
No ano escolar 2023-2024, a iniciativa “Férias Ativas” realizou-se nos três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão. Nestes três programas, as atividades desenvolvidas foram variadas, adaptando-se sempre à idade dos participantes e às condições meteorológicas próprias de cada estação.
No que diz respeito a inscrições, contabilizaram-se mais de 1600 nos três períodos de férias: 208 no Natal, 195 na Páscoa e 1216 nas Férias de Verão. O maior volume de inscrições no verão está relacionado com o número de semanas abrangidas pelo programa: enquanto que no Natal e na Páscoa, as férias escolares têm um período de duas semanas, nas férias de verão a iniciativa estende-se durante nove semanas de atividades.
lê-se na nota enviada pela autarquia sertaginense
Dada a crescente procura e considerando as mais-valias que estas iniciativas acarretam para o desenvolvimento pedagógico e psicossocial das crianças, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinha que este tipo de programas “são um extraordinário apoio logístico e a resposta eficaz para os pais que, muitas vezes, não têm onde deixar os filhos nos períodos de férias”.
O autarca assegura que o Município da Sertã irá continuar a promover esta iniciativa nos períodos de férias letivas.
A próxima edição de “Férias Ativas” acontece já em dezembro, no período das Férias do Natal que, este ano, acontecem de 18 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.