Sertã: Feriado Municipal inaugurou “Rota Botânica”

 Sertã: Feriado Municipal inaugurou “Rota Botânica”

O Município da Sertã celebrou no passado dia 24 de Junho, o Feriado Municipal, que evoca o nascimento de Nuno Álvares Pereira.

Com um vasto leque de atividades o feriado ficou marcado pela inauguração da Rota Botânica em Pedrógão Pequeno, no âmbito do Projeto Territórios 5 Sentidos, que envolve os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal.

“Rota Botânica permite valorizar o património que nós temos, permitindo interpretar o nosso território através das árvores e plantas. (…) Surge integrada numa rota já existente em Pedrógão Pequeno, o Percurso Pedestre Trilhos do Zêzere, que já de si é muito interessante e, assim, fica ainda mais valorizado. Já é uma rota bastante procurada e as pessoas têm uma nova oportunidade para revisitar a paisagem, agora à luz de uma nova interpretação que é feita a partir deste projeto”

referiu Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã

O autarca sublinhou também que “o destaque regional e nacional que este projeto irá ter dará certamente mais força a esta rota e à vila de Pedrógão Pequeno.”

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

A Rota Botânica possui um circuito de 1,1km na vila de Pedrógão Pequeno, estendendo-se por mais 5,4km no vale do Cabril, convidando à descoberta de 12 espécies botânicas: Camélia, Liquidâmbar, Figueira-da-Índia, Gilbardeira, Castanheiro-da-
India, Tília, Lódão-bastardo, Oliveira, Amoreira, Giesta, Urze e Sobreiro.

Fernanda Botelho, especialista em Botânica, que realizou o levantamento científico das espécies integrantes da rota, referiu que esta é “extremamente importante para levar as pessoas para a natureza, especialmente os mais jovens” (…), “porque a natureza cura. As plantas são cultura (…) e este projecto é muito importante porque leva as pessoas a conhecer, a reconhecer e a valorizar o seu património”, finalizou.

Além da iniciativa em Pedrógão Pequeno as celebrações do feriado começaram no vila da Sertã com o Hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a Eucaristia de celebração do nascimento de Nuno Álvares Pereira, no Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim. Teve ainda lugar a colocação de coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Filarmónica Aurora Pedroguense.

Carlos Miranda congratulou-se pela descentralização da comemoração do Feriado Municipal e referiu que “devemos sentir-nos muito honrados e orgulhosos em celebrar a figura de Nuno Álvares Pereira, uma figura maior da História de Portugal, o homem que foi numa primeira fase exemplo de coragem e liderança e, numa segunda fase da sua vida, exemplo de generosidade. Foi alguém que viveu a vida com uma enorme sabedoria e um homem que deve ser uma referência moral para todos nós”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter