Sertã: Escolas receberam rastreios de daltonismo

Sertã: Escolas receberam rastreios de daltonismo

Os alunos do terceiro ano do Agrupamento de Escolas da Sertã foram o público alvo de diversas atividades realizadas onde o daltonismo foi a tónica dominante.

A iniciativa decorreu no início de novembro e foi dinamizada pela Associação ColorADD Social, no âmbito do plano de ação do Projeto Bússola, uma parceria entre o Município da Sertã e os estabelecimentos de ensino do concelho.

Segundo a autarquia, “participaram nesta ação 154 alunos de nove turmas das sete escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas da Sertã: Escola Básica do Cabeçudo, Escola Básica do Castelo, Escola Básica da Cumeada, Escola Básica de Pedrógão Pequeno, Escola Básica São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, Escola Básica da Sertã e Escola Básica da Várzea dos Cavaleiros”.

“Trata-se de uma iniciativa de inclusão social que é de enaltecer. A realização de sessões de sensibilização e rastreio junto dos alunos é fundamental para a deteção precoce do daltonismo e para a minimização do seu impacto na exclusão social no seio da comunidade escolar.”

refere Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social do Município da Sertã

A ação desenvolvida foi composta por três atividades distintas realizadas no espaço-escola. Tendo como foco a comunidade escolar, decorreu uma ação de sensibilização sobre daltonismo, os seus constrangimentos e consequências no dia-a-dia. “Ver e Sentir as Cores” foi a atividade realizada com os alunos, que lhes permitiu experienciar o que é ver o mundo pelos olhos de um daltónico e sentir as dificuldades e constrangimentos que daí advém. Por fim, foi feito um rastreio precoce do daltonismo e, por forma a optimizar sinergias, em simultâneo decorreu um rastreio de acuidade visual por profissionais locais.

O Projeto Bússola, projeto de prevenção e intervenção em contexto escolar, é desenvolvido desde o ano letivo 2014/2015 no Agrupamento de Escolas da Sertã e, desde o ano letivo 2020/2021, também na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e no Instituto Vaz Serra, tendo em vista a criação de condições para a prevenção do abandono e a promoção do sucesso escolar. O seu plano de ação, concebido numa lógica de multidisciplinaridade da intervenção junto da comunidade educativa, prevê um conjunto de ações de prevenção nas áreas da cidadania, igualdade de género, não discriminação e da prevenção da violência no namoro e da violência sexual, entre muitas outras.

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