Sertã: Curso de Ensino Superior chega em março e já tem inscrições abertas

Sertã: Curso de Ensino Superior chega em março e já tem inscrições abertas

O Curso de Especialização em Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em Territórios de Baixa Densidade, que começa já em março na Sertã, foi apresentado publicamente no Edifício dos Paços do Concelho na passada segunda-feira.

Apoiado pelo PRR, o curso decorrerá de março a julho e estará isento do pagamento de propinas. As candidaturas estão a decorrer até dia 10 de fevereiro no site da Universidade de Coimbra: https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10164  .

A componente presencial do curso decorrerá nas instalações do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Zona Industrial da Sertã.

Proporcionará formação complementar na área da promoção da atividade física, do exercício físico e da alimentação saudável, a profissionais de territórios de baixa densidade, com experiência em diferentes contextos socioculturais. Visa o desenvolvimento de competências de promoção de estilos de vida ativos e sustentáveis em territórios de baixa densidade nos domínios da redução do risco global de doença, promoção da saúde mental e do bem estar, eliminação de disparidades de género e promoção das igualdades de acesso, fomento de conhecimentos e de competências necessárias à promoção do desenvolvimento sustentável e promoção de intervenções locais orientadas baseada em políticas inclusivas.

revela a autarquia em nota enviada

Na sessão de apresentação, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, fez uma saudação especial a um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã que, no âmbito do projeto “Nós Propomos”, no ano anterior manifestou a necessidade de haver ensino superior no concelho da Sertã. Ciente da dificuldade de ter um pólo de ensino superior na Sertã, o autarca, garantiu na altura, fazer o possível para trazer ensino superior à Sertã em parceria com outras instituições.

“Que este seja o primeiro curso a decorrer no concelho da Sertã, no que respeita a Ensino Superior, e que façamos este caminho de uma forma sistemática e que possamos chegar (…) a ter um pólo de ensino superior na Sertã”.

desejou Carlos Miranda

 O autarca descreveu a vasta oferta de ensino existente a vários níveis no concelho da Sertã e o seu relevante papel na região, referindo que possui “uma dinâmica social e económica muito diferente de outros concelhos”.

“As câmaras municipais, com o seu pessoal técnico, são um dos alvos preferenciais deste curso, mas também a hotelaria, a restauração, empresas de organização de eventos, etc, serão também entidades interessadas no funcionamento deste curso, que vai acrescentar muito mais ao que temos a oferecer na Sertã, pelas qualificações que vai proporcionar a profissionais que já estejam no território ou possam vir para cá.”

referiu o autarca

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, afirmou ser um privilégio apresentar este curso na Sertã e aprofundar a relação entre a Universidade de Coimbra e o Município da Sertã. A Vice-Reitoria sublinhou o apoio integral concedido ao curso através do PRR.

Beatriz Gomes, Sub-Directora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, referiu que o curso é “dirigido a licenciados, fundamentalmente das áreas das Ciências do Desporto e da Educação Física e de áreas correlatas”. Terá a duração de um semestre, em horário pós-laboral, à sexta-feira e sábado, e terá funcionamento também em b-learning.

O curso é composto por seis unidades curriculares: Políticas de desenvolvimento e de saúde em territórios de baixa densidade; Estilos de vida, comportamentos sustentáveis e alimentação saudável; Sedentarismo e atividade física na saúde e no bem-estar; Dinâmicas de intervenção local numa perspetiva inclusiva; Atividade Física e Exercício em Ambientes Naturais e Projeto de Intervenção comunitária.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter