Sertã quer controlar colónias de gatos

 Sertã quer controlar colónias de gatos

Foi aprovado, em reunião de executivo camarário sertaginense, de 16 de fevereiro, o protocolo de colaboração entre o Município da Sertã e a OMEGA (Associação de Defesa dos Animais da Zona do Pinhal) para gestão do programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) nas colónias de gatos do concelho da Sertã.

“Este protocolo permitirá o controlo populacional dos gatos errantes no concelho da Sertã, através da sua esterilização e tratamento. O objetivo é que estes animais tenham uma boa condição sanitária, que se controle a sua reprodução e se evite a propagação de doenças”.

afirma Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

De acordo com a Portaria 146/2017 de 26 de abril, compete aos municípios autorizar a manutenção de colónias de gatos no âmbito de programas de captura, esterilização e devolução (CED) ao local de origem, podendo a gestão ser atribuída a organizações de protecção animal.

O protocolo visa o desenvolvimento de um programa CED em colónias de gatos silvestres e assilvestrados do concelho, e a recolha e esterilização de animais dóceis na via pública, com vista ao seu acolhimento e adoção.

lê-se na nota enviada pela autarquia

O protocolo estará em vigor até ao final de 2024, período durante o qual se prevê a realização de diversos procedimentos nas colónias, tais como esterilização, vacinação, desparasitação e identificação.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter