Sertã: CNL em voz alta já tem vencedores

Sertã: CNL em voz alta já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta.

No total, foram recebidos 28 trabalhos neste concurso promovido conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes) e pela empresa Palser, também sediada na Sertã.

Na categoria A (idades entre 12 e 15 anos), o primeiro lugar coube à Biblioteca Escolar Clara Brandão, da Escola Secundária Ferreira de Castro, em Lações de Cima (Oliveira de Azeméis), que receberá um prémio de mil euros destinado exclusivamente à compra de livros para a biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.

revela a autarquia sertaginense em nota enviada

No segundo lugar ficou a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Vilarinho do Bairro (concelho de Anadia), que receberá 200 euros em livros. Já na terceira posição ficou a Biblioteca Escolar Professor Armando de Lucena, da Escola Básica e Secundária Professor Armando Lucena, da Malveira, que terá direito a um prémio de 50 euros em livros.

Por seu turno, na categoria B (idade igual ou superior a 16 anos), o júri atribuiu o primeiro lugar à Biblioteca Escolar da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), que arrecadará também um prémio de mil euros destinado à compra de livros para esta biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.

A segunda posição desta categoria foi ocupada pela Biblioteca Escolar BEgas, da Escola Secundária de Resende, que terá direito a 200 euros em livros, enquanto o terceiro lugar pertenceu à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, em Godim, concelho do Peso da Régua, a quem serão entregues 50 euros.

Foi ainda decidido atribuir duas menções honrosas: na categoria A, a distinção coube ao trabalho apresentado pela Biblioteca Escolar Elvira Marinho, do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve, da Covilhã. Já na categoria B, foi a Biblioteca Escolar D. Maria II, da Escola Básica e Secundária de Vila Nova Barquinha, a ser comtemplada.

O júri do concurso foi composto pelo profissional de leitura em voz alta Rodolfo Castro, por Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e por Mónica Fernandes, em representação da Palser. Segundo os números da segunda edição deste concurso nacional, os 28 trabalhos eram provenientes de inúmeras Bibliotecas Escolares distribuídas de norte a sul de Portugal.

A entrega de prémios e certificados decorrerá no próximo dia 8 de julho, pelas 15h, nos Paços do Concelho da Sertã, no âmbito da décima edição da Maratona de Leitura.
Refira-se que os alunos das bibliotecas escolares distinguidos nas duas categorias terão ainda direito a participar na formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá também durante a Maratona de Leitura.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter