Sertã: Cernache volta a celebrar canonização de S. Nuno de Santa Maria

Sertã: Cernache volta a celebrar canonização de S. Nuno de Santa Maria

O 13.º aniversário da canonização de S. Nuno de Santa Maria é o mote para um programa comemorativo, que decorre na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, entre os dias 26 de abril e 1 de maio. A organização está a cargo do Município da Sertã, em conjunto com a Junta de Freguesia local.

Segundo Carlos Miranda, presidente do Município da Sertã, este programa pretende “invocar S. Nuno de Santa Maria, lembrando o exemplo de uma vida e obra excecionais, que tiveram o devido reconhecimento com a canonização ocorrida em 2009”.

“A necessidade de ter um programa que permita ir ao encontro das dimensões litúrgica e espiritual de S. Nuno de Santa Maria, conferindo-lhe maior dignidade e o envolvimento de toda a comunidade”.

justifica o autarca para este novo formato das comemorações

O programa tem início no dia 26 de abril, às 18h, com uma missa dedicada a S. Nuno de Santa Maria, na igreja matriz de Cernache do Bonjardim, seguindo-se, pelas 21h, a exibição do documentário «S. Nuno de Santa Maria», no auditório da Junta de Freguesia.

No dia seguinte, as capelas do Brejo da Correia, Pampilhal e Quintã recebem, a partir das 19h, um ‘Momento de Oração a S. Nuno’. Idêntica atividade acontece a 28 de abril, à mesma hora, mas na igreja do Nesperal e nas capelas da Calvaria e Mendeira.

Para o dia 29 de abril, o programa compreende, pelas 10h, o teatro de sombras “A vida de São Nuno de Santa Maria”, na Biblioteca Escolar Luísa Ducla Soares (Escola Básica São Nuno de Santa Maria) e no Centro Social S. Nuno de Santa Maria, enquanto às 18h decorre, na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, um concerto de acordeão pelo Conservatório de Música seguido de Eucaristia. As atividades deste dia terminam no Auditório Sede da Junta de Freguesia, a partir das 20h, com a sessão «Conversas no Auditório», subordinada ao tema “Património Imaterial de Cernache do Bonjardim: O que sabemos e o que desconhecemos?”.

Os dois últimos dias das comemorações apresentam-se repletos de atividades. Assim, no dia 30 de abril avança, a partir das 14h, a iniciativa Seminário de Portas Abertas (visita guiada pelo Seminário das Missões aberta à comunidade). Pelas 15h30, arranca o Peddy-Paper da Vila e às 18h30 toda a população é convidada para um piquenique-convívio, na Serra de Santa Maria Madalen, cenário escolhido para acolher o concerto da banda musical Rockluso às 20h.

Por fim, no dia 1 de maio, as atividades principiam às 9h com um torneio social de ténis (campo de ténis de Cernache do Bonjardim) e com a abertura do mercado “Produtos da Terra de São Nuno”, no Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim. Neste último local, haverá atuações do Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim (10h) e dos Tambores de Casal da Madalena (12h). A eucaristia, a partir das 15h na igreja do Seminário das Missões, seguida de procissão coloca um ponto final no programa.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter