Sertã: Cernache vai receber 1º Festival de Peixe do Rio

Sertã: Cernache vai receber 1º Festival de Peixe do Rio

Nos fins de semana de 20 a 22 e de 27 a 29 de maio, Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, acolhe a primeira edição do Festival Gastronómico “Peixe do Rio”. Promovida pelo Município da Sertã e União de Freguesias local, a iniciativa decorrerá em dez restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente.

A apresentação do festival decorrerá no dia 18 de maio, com as apresentações das iguarias de peixe dos restaurantes aderentes: “Bonjardim” Boutique Restaurante, “Casa Velha e Sr. Cozinheiro”, “Cimo da Vila”, “Clube Náutico do Zêzere”, “Grelha 3”, “Lampião”, “Mosi”, “Pecados”, “Rotunda” e “Tasco da Célia”.

“Este festival é uma forma de dinamizar a economia local, especificamente a restauração e valorizar os recursos locais, reconhecendo que os produtos endógenos constituem uma mais-valia.”

refere Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

O autarca refere ainda que o objetivo “é que, após o festival, alguns restaurantes mantenham os pratos de peixe do rio nas suas ementas, transformando Cernache do Bonjardim num destino gastronómico de excelência em matéria de peixe do rio”.

No total são disponibilizados 14 pratos de peixe do rio nos restaurantes aderentes: Cartucho do Rio (Bonjardim Boutique Restaurante), Ceviche de Achigã e Filete de Lúcio-perca com açorda de tomate e ovas fritas (Casa Velha e Sr. Cozinheiro), Carpa grelhada com batata salteada e migas e Lúcio frito com molho de cebolada e arroz de feijão (Cimo da Vila), Filete de Lúcio com maionese de agrião (Clube Náutico do Zêzere), Sopa de Peixe do Rio (Grelha 3), Lúcio frito com açorda de peixe do rio (Lampião), Hambúrguer “O Zêzere” e Peixe frito com migas e batatas fritas (Mosi), Cataplana de Peixe do Rio e Marisco (Pecados), Lúcio-perca grelhado com legumes e Lúcio-perca com arroz de feijão (Rotunda) e Ensopado de Peixe do Rio (Tasco da Célia).

O Festival Gastronómico Peixe do Rio contempla também sorteio de diversos prémios: por cada refeição de peixe do rio é atribuído ao cliente um cupão de participação, que deverá ser preenchido e colocado na tômbola do concurso. Através de sorteio serão depois atribuídos diversos prémios: refeições nos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico do Peixe do Rio e no Festival de Gastronomia do Maranho, experiência de wakeboard no Cable Park do Trízio, desconto no pack estadia e experiência Casa Velha + Sr. Cozinheiro, visita guiada, pinturas faciais e Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Todos os prémios e normas deste sorteio poderão ser consultados no Guia de Participação.

Para além da dinamização da restauração local, o festival gastronómico apresenta também uma programação que vai ao encontro de todos os públicos: desde a animação musical, passando pelo desporto, valorização dos produtos endógenos e defesa do ambiente.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter