Sertã: Centro Escolar S. Nuno de Santa Maria assinalou efeméride

 Sertã: Centro Escolar S. Nuno de Santa Maria assinalou efeméride

Para assinalar o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, que se comemora anualmente a 18 de novembro, o CLDS 4G Sertã Envolve em colaboração com a CPCJ da Sertã e o Agrupamento de Escolas da Sertã, realizou, no passado dia 17 de novembro, uma atividade dinamizada com a leitura da história do “Pipo e da Fifi” e com o jogo semáforo dos toques, envolvendo todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Centro Escolar S. Nuno de Santa Maria, em Cernache do Bonjardim.

Esta atividade é uma ferramenta de prevenção e proteção, através da qual se pretende explicar às crianças conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor (SIM) de toques abusivos (NÃO), apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.

refere o CLDS 4G Sertã Envolve em nota enviada

Na nota enviada é ainda possível ler que “muitas crianças sofrem algum tipo de violência sexual durante a infância, independe de etnia, cultura, idade, gênero ou classe social. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa da convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto”.

A informação é essencial, tanto para os educadores e responsáveis pela criança, quanto para ela mesma. Nunca é cedo demais para a criança aprender esses conceitos, já que o abuso acontece em todas as faixas etárias.

refere ainda o CLDS 4G Sertã Envolve

Para a estrutura é importante “que pais e educadores se informem sobre este assunto, e conheçam as fases do desenvolvimento infantil, lembrando que ainda existem muitos mitos que precisam ser desmitificados para que possamos cumprir o nosso papel de proteção dos direitos das crianças”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter